Aula sobre Construindo Triangulos
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A construção de triângulos é um tema importante na Matemática, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de medição, cálculo e raciocínio lógico. Além disso, é uma oportunidade para trabalhar a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. O objetivo aqui é que os alunos construam triângulos usando régua e compasso, reconhecendo a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificando que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da construção de triângulos na Matemática. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue um diário de bordo para cada grupo. Oriente os grupos sobre como utilizar o diário de bordo para registrar as ideias e soluções ao longo da atividade.Etapa 2 - Problema
Estimule os alunos a discutirem em grupo sobre o problema a ser resolvido: como construir triângulos usando régua e compasso, reconhecendo a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificando que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Oriente os alunos para que gerem alternativas para resolver o problema, como, por exemplo, pesquisando na internet, consultando livros de Matemática, conversando com outros colegas, entre outras possibilidades. Circule pelos grupos e vá tirando as dúvidas deles.Etapa 4 - Solução
Peça aos alunos para escolher a melhor alternativa para resolver o problema, colocando-a em prática por meio da construção de triângulos com régua e compasso.Etapa 5 - Apresentação
Organize os grupos para apresentarem suas soluções, mostrando como construíram os triângulos e como verificaram a condição de existência e a soma das medidas dos ângulos internos. Estimule a participação de todos os membros do grupo e peça para utilizarem o diário de bordo na apresentação.Etapa 6 - Discussão
Conduza uma discussão com a turma sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos e sobre a importância da construção de triângulos na Matemática. Vale destacar que existem várias formas de resolver um problema e, por isso, é necessária muita pesquisa e estudo para entender os diversos caminhos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação. Aproveite para pedir aos alunos que avaliem a atividade com base na Escala de Likert, a qual varia de “Não gostei” até “Gostei muito”.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de medição, cálculo e raciocínio lógico.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
- Trabalhar a colaboração em grupo e a capacidade de apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Habilidade em construir triângulos usando régua e compasso.
- Participação e colaboração em grupo.
- Capacidade de reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
- Habilidade em verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
- Criatividade, capacidade de resolução de problemas e registros adequados no diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da construção de triângulos na Matemática.
- Dividir a turma em grupos e entregar o diário de bordo.
- Conduzir a discussão sobre o problema e as alternativas de solução.
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre o problema a ser resolvido.
- Gerar alternativas para resolver o problema.
- Escolher a melhor alternativa e colocá-la em prática.
- Apresentar para a turma como construiu os triângulos e como verificou a condição de existência e a soma das medidas dos ângulos internos.
- Registrar as ideias no diário de bordo e realizar a avaliação de Likert.