Aula sobre Construindo Triangulos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A construção de triângulos é um tema importante na Matemática, pois permite aos alunos desenvolverem habilidades de medição, cálculo e raciocínio lógico. Além disso, é uma oportunidade para trabalhar a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. O objetivo aqui é que os alunos construam triângulos usando régua e compasso, reconhecendo a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificando que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da construção de triângulos na Matemática. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue um diário de bordo para cada grupo. Oriente os grupos sobre como utilizar o diário de bordo para registrar as ideias e soluções ao longo da atividade.

  2. Etapa 2 - Problema

    Estimule os alunos a discutirem em grupo sobre o problema a ser resolvido: como construir triângulos usando régua e compasso, reconhecendo a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificando que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Oriente os alunos para que gerem alternativas para resolver o problema, como, por exemplo, pesquisando na internet, consultando livros de Matemática, conversando com outros colegas, entre outras possibilidades. Circule pelos grupos e vá tirando as dúvidas deles.

  4. Etapa 4 - Solução

    Peça aos alunos para escolher a melhor alternativa para resolver o problema, colocando-a em prática por meio da construção de triângulos com régua e compasso.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Organize os grupos para apresentarem suas soluções, mostrando como construíram os triângulos e como verificaram a condição de existência e a soma das medidas dos ângulos internos. Estimule a participação de todos os membros do grupo e peça para utilizarem o diário de bordo na apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão com a turma sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos e sobre a importância da construção de triângulos na Matemática. Vale destacar que existem várias formas de resolver um problema e, por isso, é necessária muita pesquisa e estudo para entender os diversos caminhos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação. Aproveite para pedir aos alunos que avaliem a atividade com base na Escala de Likert, a qual varia de “Não gostei” até “Gostei muito”.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de medição, cálculo e raciocínio lógico.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Trabalhar a colaboração em grupo e a capacidade de apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Habilidade em construir triângulos usando régua e compasso.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Capacidade de reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Habilidade em verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
  • Criatividade, capacidade de resolução de problemas e registros adequados no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da construção de triângulos na Matemática.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o diário de bordo.
  • Conduzir a discussão sobre o problema e as alternativas de solução.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o problema a ser resolvido.
  • Gerar alternativas para resolver o problema.
  • Escolher a melhor alternativa e colocá-la em prática.
  • Apresentar para a turma como construiu os triângulos e como verificou a condição de existência e a soma das medidas dos ângulos internos.
  • Registrar as ideias no diário de bordo e realizar a avaliação de Likert.