Aula sobre Construindo Triangulos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A construção de triângulos é uma habilidade importante na geometria e pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a construir triângulos utilizando régua e compasso, além de reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos criarem um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de como a construção de triângulos pode ser importante na vida cotidiana. Em seguida, explique como a metodologia Design Sprint será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem fazer uma pesquisa em grupo sobre a construção de triângulos, suas propriedades e aplicações. Para isso, disponibilize materiais como livros, apostilas e sites de pesquisa.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um esboço de como construir um triângulo utilizando régua e compasso. Oriente os grupos durante a atividade e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir qual é a melhor forma de construir um triângulo. Em seguida, devem decidir em conjunto qual método será utilizado para a construção.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo deve construir um triângulo utilizando o método escolhido na etapa anterior. Auxilie os grupos durante a atividade e oriente sobre como utilizar a régua e o compasso.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos devem verificar se o triângulo construído atende às condições de existência e se a soma das medidas dos ângulos internos é 180°. Em seguida, devem apresentar seus resultados para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando as principais aprendizagens e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras disciplinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir triângulos utilizando régua e compasso.
  • Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa em grupo.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Construção correta do triângulo utilizando régua e compasso.
  • Reconhecimento da condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Verificação correta da soma das medidas dos ângulos internos do triângulo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Apresentação clara e objetiva dos resultados.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os grupos durante as atividades.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os grupos na construção dos triângulos.
  • Promover a reflexão sobre as aprendizagens.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa em grupo sobre a construção de triângulos.
  • Criar um esboço de como construir um triângulo utilizando régua e compasso.
  • Decidir em conjunto qual método será utilizado para a construção do triângulo.
  • Construir o triângulo utilizando o método escolhido.
  • Verificar se o triângulo construído atende às condições de existência e apresentar os resultados para a turma.