Aula sobre Construindo Triangulos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A construção de triângulos é uma habilidade importante na geometria e pode ser aplicada em diversas áreas, como arquitetura, engenharia e design. Nesta aula, os alunos irão aprender a construir triângulos utilizando régua e compasso, além de reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, que permitirá aos alunos criarem um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de como a construção de triângulos pode ser importante na vida cotidiana. Em seguida, explique como a metodologia Design Sprint será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Os alunos devem fazer uma pesquisa em grupo sobre a construção de triângulos, suas propriedades e aplicações. Para isso, disponibilize materiais como livros, apostilas e sites de pesquisa.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deve criar um esboço de como construir um triângulo utilizando régua e compasso. Oriente os grupos durante a atividade e esclareça dúvidas.Etapa 4 - Decidir
Os grupos devem apresentar seus esboços e discutir qual é a melhor forma de construir um triângulo. Em seguida, devem decidir em conjunto qual método será utilizado para a construção.Etapa 5 - Prototipar
Cada grupo deve construir um triângulo utilizando o método escolhido na etapa anterior. Auxilie os grupos durante a atividade e oriente sobre como utilizar a régua e o compasso.Etapa 6 - Testar
Os grupos devem verificar se o triângulo construído atende às condições de existência e se a soma das medidas dos ângulos internos é 180°. Em seguida, devem apresentar seus resultados para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula, destacando as principais aprendizagens e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de construir triângulos utilizando régua e compasso.
- Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
- Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa em grupo.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Construção correta do triângulo utilizando régua e compasso.
- Reconhecimento da condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
- Verificação correta da soma das medidas dos ângulos internos do triângulo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os grupos durante as atividades.
- Esclarecer dúvidas e auxiliar os grupos na construção dos triângulos.
- Promover a reflexão sobre as aprendizagens.
- Estimular a participação e a colaboração em grupo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa em grupo sobre a construção de triângulos.
- Criar um esboço de como construir um triângulo utilizando régua e compasso.
- Decidir em conjunto qual método será utilizado para a construção do triângulo.
- Construir o triângulo utilizando o método escolhido.
- Verificar se o triângulo construído atende às condições de existência e apresentar os resultados para a turma.