Aula sobre Construindo Triangulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A construção de triângulos é uma habilidade importante na Matemática e pode ser aplicada em diversas áreas, como na arquitetura, na engenharia e na geometria. Diversos são os exemplos práticos de como a construção de triângulos é utilizada no dia a dia, facilitando, inclusive, e resolução de problemas complexos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o jogo de tabuleiro que será criado pelos alunos e explique as regras. O objetivo do jogo é construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecendo a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificando que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deve escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades e garantir a entrega da atividade dentro do prazo esperado.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Oriente os grupos a criarem um tabuleiro com 51 casas, sendo que a última casa deve ser a casa da vitória. O tabuleiro deve ser colorido e decorado conforme o tema da atividade. Além disso, os grupos precisam criar 4 pinos para representar os jogadores, os quais podem ser feitos de papelão ou outro material disponível. Por fim, 20 cards de perguntas e ações relacionadas ao tema da atividade devem ser criados. As perguntas devem ser sobre a construção de triângulos, a condição de existência do triângulo e a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo. As ações devem ser relacionadas ao jogo, como avançar duas casas, voltar uma casa, perder uma jogada, além da ação de criar um triângulo a partir de régua e compasso.

  4. Etapa 4 - Jogo

    Estimule os grupos a jogarem entre si, seguindo as regras definidas na etapa 1. Aproveite para acompanhar os jogos e tirar dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova um momento de discussão coletivo, para que os estudantes possam refletir sobre o que aprenderam e como aprenderam. Pergunte aos alunos sobre os desafios enfrentados por eles ao longo da atividade e como eles fizeram para resolvê-los.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final da atividade, avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos inicialmente: criatividade, organização, engajamento, domínio e habilidade sobre triângulos. Lembre de pedir aos alunos que também avaliem a atividade e deem sugestões para melhorias.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Peça para 2 ou 3 alunos, voluntariamente, resumir o que foi aprendido, indicando pelo menos 3 pontos principais referentes ao tema. Reforce a importância da habilidade de construir triângulos usando régua e compasso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir triângulos, usando régua e compasso.
  • Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.
  • Promover a compreensão do tema de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Habilidade em construir triângulos.
  • Desempenho durante as atividades e apresentação do jogo.
  • Conhecimento sobre a condição de existência do triângulo e a soma das medidas dos ângulos internos.

Ações do professor

  • Explicar e contextualizar o tema.
  • Apresentar o jogo de tabuleiro e explicar as regras.
  • Orientar os grupos na escolha do tema e no desenvolvimento do jogo.
  • Disponibilizar os recursos e materiais necessários para a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks para aprimoramento do jogo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em grupo.
  • Escolher um tema relacionado aos triângulos.
  • Criar o jogo de tabuleiro com as características estabelecidas.
  • Testar o jogo e fazer ajustes necessários.
  • Apresentar o jogo para a turma e explicar o tema desenvolvido.