Aula sobre Construindo Triangulos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A construção de triângulos é uma habilidade importante na geometria, pois permite que os alunos compreendam a relação entre os lados e ângulos de um triângulo. Além disso, essa habilidade é fundamental para a resolução de problemas geométricos mais complexos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a construir triângulos usando régua e compasso, reconheçam a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verifiquem que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Oriente os alunos a assistirem um vídeo explicativo sobre a construção de triângulos e peça que respondam a algumas perguntas sobre o tema. O vídeo pode ser enviado por meio de aplicativos de mensagens, disponibilizado em uma plataforma online ou até mesmo compartilhado o link em aula. Lembre os estudantes de trazerem régua e compasso na próxima aula.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância da construção de triângulos na geometria. Coletivamente, construa um mapa mental com os alunos, colocando as principais definições sobre o tema e alguns exemplos práticos da importância dos triângulos em nosso dia a dia.

  3. Etapa 3 - Demonstração

    Com o apoio de régua e compasso, demonstre aos alunos como construir triângulos, tirando as principais dúvidas deles.

  4. Etapa 4 - Prática

    Aproveite este momento de mão na massa, para que os alunos pratiquem a construção de triângulos usando régua e compasso. Acompanhe o desenvolvimento da atividade e faça anotações sobre os principais pontos observados.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e os estimulem a discutir sobre a construção de triângulos e a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados. Faça conexões com o vídeo assistido antes da aula, orientando a discussão com perguntas e dúvidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final da discussão, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs.: Que bom, Que pena e Que tal. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Peça para 2 ou 3 alunos, voluntariamente, resumir o que foi aprendido, indicando pelo menos 3 pontos principais referentes ao tema. Reforce a importância da habilidade de construir triângulos usando régua e compasso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de construir triângulos usando régua e compasso.
  • Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir triângulos usando régua e compasso.
  • Compreensão da condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.
  • Compreensão da soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo.

Ações do professor

  • Enviar o vídeo explicativo e as perguntas para os alunos antes da aula.
  • Explicar e demonstrar a importância da construção de triângulos na geometria.
  • Auxiliar os alunos na construção dos triângulos e tirar suas dúvidas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e responder às perguntas antes da aula.
  • Trazer régua e compasso para a aula.
  • Participar da discussão sobre a importância da construção de triângulos na geometria.
  • Construir triângulos usando régua e compasso.
  • Preencher adequadamente o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.