Aula sobre Consumo Consciente

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O consumo consciente é um tema importante para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade do planeta. Nessa aula, vamos desenvolver a habilidade de propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade de propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema: Consumo Consciente

    Apresente o tema sustentabilidade e consumo consciente mostrando produtos do mercado, por exemplo, que diminuem a geração de resíduos ou métodos para diminuir o desperdício de água como evitar se lavar calçadas ou até mesmo fechar a torneira enquanto se escova os dentes, para os alunos e explique a importância do consumo consciente para a preservação do meio ambiente.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e incentive-os a encontrar um problema que seja comum a todos os membros.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado ao consumo consciente que gostaria de resolver na sua comunidade. O problema deve ser registrado no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve pensar em alternativas para solucionar o problema definido. As alternativas devem ser registradas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa e elaborar um plano de ação para colocá-la em prática. O plano de ação deve ser registrado no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos planos de ação

    Cada grupo deve apresentar o seu plano de ação para a turma.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Ao final da aula, promova uma reflexão com os alunos sobre a importância do consumo consciente e como eles podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas.
  • Estimular a criatividade e a inovação.
  • Promover o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula.
  • Qualidade do registro no diário de bordo.
  • Qualidade da apresentação do plano de ação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do consumo consciente.
  • Orientar os grupos na definição do problema, na geração de alternativas e na elaboração do plano de ação.
  • Promover a reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Definir um problema relacionado ao consumo consciente.
  • Pensar em alternativas para solucionar o problema.
  • Elaborar um plano de ação para colocar a alternativa em prática.