Aula sobre Consumo Consciente

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O consumo consciente é uma prática cada vez mais necessária em nossa sociedade, pois ajuda a reduzir o impacto ambiental, econômico e social causado pelo consumo excessivo de produtos e serviços. É importante que os alunos compreendam a importância de serem consumidores conscientes e como essa prática pode contribuir para um mundo melhor.

  1. Etapa 1 - Introdução

    No início da aula explique o que é consumo consciente e como ele se relaciona com o meio ambiente, a economia e a sociedade. Em seguida, apresente exemplos práticos de como o consumo consciente pode ser aplicado no dia a dia, como, por exemplo, a utilização de ecobags para compras no supermercado ou a utilização de garrafas de refrigerante do tipo retornável .

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo escolha um problema relacionado ao consumo consciente (geração de resíduos, consumo desenfreado de recursos não renováveis, entre outros) que afeta a comunidade ou a cidade. Os grupos devem registrar o problema em um diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve pensar em alternativas para solucionar o problema identificado. Busque incentivar a criatividade e a participação de todos os alunos na geração de ideias. As alternativas devem ser registradas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Análise das alternativas

    Oriente os alunos a analisarem as alternativas criadas pelos grupos, considerando os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Os grupos devem registrar a análise no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Escolha da solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa para solucionar o problema identificado. Ajude os alunos a justificarem da melhor maneira a escolha da solução. A solução escolhida deve ser registrada no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Implementação da solução

    Cada grupo deve implementar a solução escolhida e registrar os resultados no diário de bordo. Incentive a participação de todos os alunos na implementação da solução.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos resultados

    Os grupos devem apresentar os resultados obtidos com a implementação da solução escolhida.

    Dicas: É importante contextualizar o que se pretende trazendo evidências observadas na escola ou na casa dos estudantes, como o excesso de embalagens, o uso desnecessário de energia elétrica, etc.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexiva dos alunos sobre o impacto do consumo na sociedade e no meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da análise realizada pelos grupos sobre os problemas e alternativas apresentadas.
  • Criatividade e originalidade na escolha da solução e na implementação das ações.
  • Coerência e eficácia da solução escolhida para solucionar o problema identificado.
  • Qualidade da apresentação dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Orientar e incentivar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.
  • Orientar os grupos na análise crítica e reflexiva sobre os problemas e soluções apresentados.
  • Incentivar a criatividade e a originalidade na escolha da solução e na implementação das ações.
  • Avaliar e fornecer feedbacks aos alunos sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Realizar a análise crítica e reflexiva sobre os problemas e soluções apresentados.
  • Utilizar a criatividade e a originalidade na escolha da solução e na implementação das ações.
  • Apresentar os resultados obtidos de forma clara e objetiva.