Aula sobre Consumo Consciente

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula comuma roda de conversa com os alunos sobre consumo, destacando a importância de consumir de forma consciente, sobretudo com relação aos recursos naturais e ao meio ambiente. Vocêtambém pode apresentar exemplos práticos de consumo consciente, como a reciclagem de materiais, a redução do consumo de água e energia elétrica, entre outros.

  1. Etapa 1 - O que é consumo consciente?

    Apresente o conceito de consumo consciente, destacando sua importância para a preservação do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Auxilie os alunos na elaboração de um mapa de empatia, no qual devem preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Esse mapa de empatia deve ser preenchido com base nos hábitos de consumo dos alunos e de suas famílias.

  3. Etapa 3 - Identificando problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos deverão identificar os principais problemas relacionados ao consumo consciente em suas comunidades.

  4. Etapa 4 - Propondo soluções

    Os alunos deverão propor soluções para os problemas identificados, considerando iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.

  5. Etapa 5 - Selecionando as melhores soluções

    Oriente os alunos para conseguirem selecionar as melhores soluções propostas, considerando sua viabilidade e efetividade.

  6. Etapa 6 - Implementando as soluções

    De forma conjunta, os alunos deverão escolher e implementar as soluções, colocando em prática iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da atividade, os alunos deverão realizar uma autoavaliação sobre as soluções implementadas e seu impacto na comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos na busca por soluções sustentáveis.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre seus hábitos de consumo e seu impacto no meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade das soluções propostas pelos alunos.
  • Eficácia das soluções implementadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Promover uma roda de conversa para introduzir o tema da aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na identificação de problemas e na proposição de soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa.
  • Criar o mapa de empatia com base em seus hábitos de consumo e de suas famílias.
  • Identificar problemas relacionados ao consumo consciente em suas comunidades.
  • Propor soluções para os problemas identificados.
  • Implementar as soluções selecionadas e avaliar seu impacto na comunidade.