Aula sobre Consumo Consciente

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O consumo consciente é uma prática que busca reduzir o impacto ambiental e social causado pelo consumo desenfreado. É importante que os alunos saibam que o consumo consciente pode ser aplicado em diversas áreas, como alimentação, vestuário, transporte e energia. Além disso, é importante que os alunos entendam que as suas escolhas de consumo têm um impacto direto no meio ambiente e na sociedade.

Exemplo prático:

Apresente aos alunos exemplos de ações de consumo consciente que já foram implementadas em sua comunidade ou em outras comunidades. Por exemplo, a instalação de lixeiras para reciclagem, a criação de hortas comunitárias, a utilização de energia solar em residências, entre outras.

Plano de Aula:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula pedindo que os alunos escrevam em seus cadernos o que eles entendem por consumo consciente e qual a importância dessa prática.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente os conceitos que envolvem o consumo consciente e sustentabilidade, bem como os impactos que o consumo desenfreado pode causar no meio ambiente e na sociedade.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos e peça que discutam sobre os impactos do consumo desenfreado em diferentes áreas, como alimentação, vestuário, transporte e energia.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Em grupos, os alunos deverão criar um diário de registro de aprendizagem com os tópicos de Introdução, desenvolvimento e conclusão, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O diário deverá ter um espaço para que os alunos possam registrar as suas ideias e iniciativas de consumo consciente.

  5. Etapa 5 - Proposta de soluções

    Cada grupo deverá propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    No final da aula, peça que os alunos registrem em seus cadernos o que compreenderam sobre consumo consciente e quais iniciativas de consumo consciente eles podem implementar em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Desafio

    Como desafio final, os alunos deverão implementar uma das iniciativas propostas no ambiente escolar em grupo e apresentar os resultados em uma próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar e refletir sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade das propostas de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade;
  • Qualidade da implementação da iniciativa escolhida.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de consumo consciente e sustentabilidade;
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem;
  • Acompanhar a implementação das iniciativas escolhidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar o template de registro de aprendizagem;
  • Implementar uma das iniciativas propostas em grupo.