Aula sobre Consumo Consciente
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O consumo consciente é uma prática que busca reduzir o impacto ambiental e social causado pelo consumo desenfreado. É importante que os alunos saibam que o consumo consciente pode ser aplicado em diversas áreas, como alimentação, vestuário, transporte e energia. Além disso, é importante que os alunos entendam que as suas escolhas de consumo têm um impacto direto no meio ambiente e na sociedade.
Exemplo prático:
Apresente aos alunos exemplos de ações de consumo consciente que já foram implementadas em sua comunidade ou em outras comunidades. Por exemplo, a instalação de lixeiras para reciclagem, a criação de hortas comunitárias, a utilização de energia solar em residências, entre outras.
Plano de Aula:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula pedindo que os alunos escrevam em seus cadernos o que eles entendem por consumo consciente e qual a importância dessa prática.Etapa 2 - Apresentação
Apresente os conceitos que envolvem o consumo consciente e sustentabilidade, bem como os impactos que o consumo desenfreado pode causar no meio ambiente e na sociedade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida a turma em grupos e peça que discutam sobre os impactos do consumo desenfreado em diferentes áreas, como alimentação, vestuário, transporte e energia.Etapa 4 - Criação do template
Em grupos, os alunos deverão criar um diário de registro de aprendizagem com os tópicos de Introdução, desenvolvimento e conclusão, para desenvolver o tema e seus subtópicos. O diário deverá ter um espaço para que os alunos possam registrar as suas ideias e iniciativas de consumo consciente.Etapa 5 - Proposta de soluções
Cada grupo deverá propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.Etapa 6 - Encerramento
No final da aula, peça que os alunos registrem em seus cadernos o que compreenderam sobre consumo consciente e quais iniciativas de consumo consciente eles podem implementar em suas vidas.Etapa 7 - Desafio
Como desafio final, os alunos deverão implementar uma das iniciativas propostas no ambiente escolar em grupo e apresentar os resultados em uma próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em registrar e refletir sobre o processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Qualidade das propostas de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade;
- Qualidade da implementação da iniciativa escolhida.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de consumo consciente e sustentabilidade;
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem;
- Acompanhar a implementação das iniciativas escolhidas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Criar o template de registro de aprendizagem;
- Implementar uma das iniciativas propostas em grupo.