Aula sobre Consumo Consciente

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema consumo consciente é muito importante nos dias de hoje, pois a sociedade está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade do planeta e com a preservação dos recursos naturais. O consumo consciente é uma prática que visa reduzir o impacto ambiental e social causado pelo consumo em excesso e desenfreado.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas."

Plano de aula


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione e disponibilize materiais como revistas, jornais, folders, panfletos, entre outros, que abordem o tema consumo consciente. É importante também fazer uma abordagem teórica sobre o tema, utilizando recursos de vídeo ou texto, para que os alunos possam estudar em casa.

  2. Etapa 2 - Aula presencial

    Inicie a aula com uma roda de conversa, para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam e/ou pesquisaram sobre o tema. Em seguida, apresente aos alunos o conceito de mapa conceitual utilizando exemplos práticos e reforce como ele pode ser utilizado para organizar as informações sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual

    Individualmente ou em duplas, os alunos deverão elaborar um mapa conceitual sobre o tema “Consumo Consciente”. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Fique atento às dúvidas que surgirão e auxilie os alunos na elaboração do mapa.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Agora é importante estimular a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e incentivando a discussão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de ações de consumo consciente e sustentabilidade bem-sucedidas, que possam inspirar os alunos a propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade.

  6. Etapa 6 - Proposta de soluções

    Os alunos deverão, individualmente ou em grupos, propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e sustentabilidade bem-sucedidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos ao longo da aula, considerando os critérios estabelecidos. Forneça feedback aos alunos, destacando os pontos positivos e apontando os pontos que precisam ser melhorados.Dica: O mapa conceitual é uma ferramenta de ensino dinâmica e lúdica, desta forma, incentive os alunos a buscarem referências online para desenvolver seu tem da maneira mais fluida e concisa possível.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão sobre o próprio desempenho;
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica;
  • Desenvolver a capacidade de autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Desempenho ao longo da aula;
  • Propostas apresentadas pelos alunos;
  • Capacidade de autoavaliação.

Ações do professor

  • Avaliar o desempenho dos alunos;
  • Avaliar as propostas apresentadas pelos alunos;
  • Fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Refletir sobre o próprio desempenho;
  • Analisar o feedback fornecido pelo professor