Aula sobre Consumo De Energia

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O consumo de energia é um tema importante e presente no cotidiano das pessoas. Desde o momento em que acordamos e ligamos o chuveiro elétrico até o momento em que vamos dormir e desligamos a TV, estamos consumindo energia elétrica. É importante que os alunos compreendam como funciona a transformação de energia elétrica em outras formas de energia, como térmica, luminosa, sonora e mecânica. Nesta aula, os alunos vão aprender a classificar equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, explicando como funciona a transformação de energia elétrica em outras formas de energia. É importante que os alunos compreendam a diferença entre energia elétrica e as outras formas de energia. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento, como uma lâmpada que transforma energia elétrica em energia luminosa.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos e cada grupo deve escolher um equipamento elétrico residencial para analisar. Eles devem fazer um esboço do equipamento e identificar qual é a forma de energia que ele transforma (térmica, luminosa, sonora ou mecânica). Caso possível, forneça materiais para que os alunos possam fazer os esboços, como lápis de cor e papel sulfite.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos devem se reunir e discutir sobre os equipamentos escolhidos. Eles devem decidir qual equipamento será apresentado para a turma e justificar a escolha. Oriente os alunos a justificar a escolha com base na importância do equipamento no cotidiano das pessoas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve montar a apresentação do equipamento escolhido. Eles podem utilizar recursos audiovisuais, como slides ou vídeos, e até mesmo cartolinas, para explicar como o equipamento transforma a energia elétrica em outra forma de energia. Oriente-os a fazer uma apresentação clara e objetiva.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar o equipamento escolhido para a turma e explicar como ele transforma a energia elétrica em outra forma de energia. Os outros grupos devem avaliar a apresentação e dar feedbacks construtivos. Conduza a discussão e estimule a participação de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar equipamentos elétricos residenciais de acordo com o tipo de transformação de energia.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema
  • Qualidade do esboço do equipamento escolhido.
  • Clareza e objetividade na apresentação do equipamento escolhido.
  • Capacidade de dar e receber feedbacks construtivos.
  • Participação ativa e colaborativa durante a aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos equipamentos elétricos residenciais.
  • Mediar a discussão e ajudar os alunos a aprimorar suas apresentações.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Escolher um equipamento elétrico residencial para analisar.
  • Decidir qual equipamento será apresentado para a turma e justificar a escolha.
  • Prototipar a apresentação do equipamento escolhido.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos e dar feedbacks construtivos.