Aula sobre Consumo De Energia
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O consumo de energia elétrica é um tema muito presente em nosso dia a dia, e é importante que os estudantes entendam o impacto que isso causa no meio ambiente e em nossa vida. Nesta aula, vamos explorar os diferentes tipos de transformações de energia elétrica, como térmica, luminosa, sonora e mecânica, e classificar os equipamentos elétricos residenciais de acordo com essas transformações.
Etapa 1 - Check-in
Comece a aula com um momento de check-in, em que os alunos possam compartilhar o que já sabem sobre consumo de energia elétrica. Pergunte aos estudantes quais equipamentos elétricos eles utilizam em casa e para que eles os utilizam.Etapa 2 - Introdução
Apresente os conceitos de transformação de energia elétrica em energia térmica, luminosa, sonora e mecânica e como isso se aplica em equipamentos elétricos residenciais. Utilize exemplos práticos, como o funcionamento de uma lâmpada, um chuveiro elétrico e uma geladeira.Etapa 3 - Classificação dos equipamentos
Divida os alunos em grupos e distribua uma lista de equipamentos elétricos residenciais. Peça para que os alunos classifiquem os equipamentos conforme o tipo de transformação de energia que eles realizam. Os grupos devem discutir e justificar suas escolhas.Etapa 4 - Registro de aprendizagem
Peça para que os alunos criem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out e as informações sobre os equipamentos elétricos classificados. Eles devem registrar suas descobertas e aprendizagens.Etapa 5 - Check-out
Encerre a aula com um momento de check-out, em que os alunos possam compartilhar o que aprenderam. Estimule a participação, utilizando perguntas como “Como podemos aplicar esse conhecimento em nossas vidas?”Etapa 6 - Finalização
Faça uma síntese dos principais aparelhos que utilizamos em nosso dia a dia suas classificações. Por fim, comente sobre a importância para a natureza do uso consciente de energia e, portanto, dos aparelhos de nosso dia a dia
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificação dos equipamentos elétricos conforme o tipo de transformação de energia.
- Estimular o trabalho em grupo e a discussão de ideias.
- Promover a conscientização sobre o consumo de energia elétrica e seu impacto no meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração nos grupos de trabalho.
- Correta classificação dos equipamentos elétricos conforme a transformação de energia.
- Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
- Compreensão dos conceitos de transformação de energia elétrica.
Ações do professor
- Auxiliar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos na correta classificação dos equipamentos elétricos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Classificar os equipamentos elétricos corretamente.
- Registrar suas descobertas e aprendizagens no template de registro de aprendizagem.
- Compartilhar suas ideias e dúvidas com o grupo e com o professor.