Aula sobre Consumo De Energia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O consumo de energia é um tema muito importante atualmente, pois a energia elétrica é essencial para o nosso dia a dia. Desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, utilizamos equipamentos elétricos em nossas casas, como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da energia elétrica para nosso cotidiano. Utilize exemplos de nosso dia a dia, como lâmpadas, carregadores de celular, geladeira, entre outros. Em seguida, divida os alunos em grupos de 5.

  2. Etapa 2 - Identificação do tema

    Cada grupo deverá definir um tema de pesquisa relacionado ao consumo de energia elétrica. Auxilie os alunos na escolha do tema e no levantamento de dados. A pesquisa pode ser realizada com temas como: quantidade de aparelhos elétricos em casa; valor de energia gasto mensalmente; quantidade de pessoas que conhecem fontes renováveis de energia na escola, entre outros.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar entrevistas com pessoas reais na própria escola, pesquisas em fontes confiáveis e levantamento de dados sobre a temática escolhida. Oriente os alunos na realização dessas atividades.

  4. Etapa 4 - Análise

    Com base nos dados levantados, os grupos devem analisar os dados obtidos e montar uma apresentação. Esta apresentação pode conter gráficos e tabelas com os resultados obtidos, bem como observações realizadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para os demais alunos da turma. Estimule a discussão e avalie os grupos conforme os critérios definidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Realize um fechamento conforme as pesquisas que foram apresentadas e ressalte a importância da energia elétrica em nosso dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa dos alunos
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar dados
  • Compreender a importância da energia elétrica para sociedade

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a realização das atividades em grupo.
  • Qualidade da apresentação criado pelos alunos.
  • Clareza na apresentação do tema pesquisado

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e no levantamento de dados.
  • Auxiliar os alunos na análise dos dados e
  • Avaliar a apresentação dos grupos

Ações do aluno

  • Identificar um tema relacionado ao consumo de energia elétrica para ser pesquisado
  • Realizar entrevistas com pessoas reais e pesquisas em fontes confiáveis.
  • Criar apresentação e apresentar para a turma.