Aula sobre Consumo De Energia
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O consumo de energia é um tema muito importante atualmente, pois a energia elétrica é essencial para o nosso dia a dia. Desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, utilizamos equipamentos elétricos em nossas casas, como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira, entre outros.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da energia elétrica para nosso cotidiano. Utilize exemplos de nosso dia a dia, como lâmpadas, carregadores de celular, geladeira, entre outros. Em seguida, divida os alunos em grupos de 5.Etapa 2 - Identificação do tema
Cada grupo deverá definir um tema de pesquisa relacionado ao consumo de energia elétrica. Auxilie os alunos na escolha do tema e no levantamento de dados. A pesquisa pode ser realizada com temas como: quantidade de aparelhos elétricos em casa; valor de energia gasto mensalmente; quantidade de pessoas que conhecem fontes renováveis de energia na escola, entre outros.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar entrevistas com pessoas reais na própria escola, pesquisas em fontes confiáveis e levantamento de dados sobre a temática escolhida. Oriente os alunos na realização dessas atividades.Etapa 4 - Análise
Com base nos dados levantados, os grupos devem analisar os dados obtidos e montar uma apresentação. Esta apresentação pode conter gráficos e tabelas com os resultados obtidos, bem como observações realizadas pelos grupos.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para os demais alunos da turma. Estimule a discussão e avalie os grupos conforme os critérios definidos.Etapa 6 - Conclusão
Realize um fechamento conforme as pesquisas que foram apresentadas e ressalte a importância da energia elétrica em nosso dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa dos alunos
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar dados
- Compreender a importância da energia elétrica para sociedade
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a realização das atividades em grupo.
- Qualidade da apresentação criado pelos alunos.
- Clareza na apresentação do tema pesquisado
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e no levantamento de dados.
- Auxiliar os alunos na análise dos dados e
- Avaliar a apresentação dos grupos
Ações do aluno
- Identificar um tema relacionado ao consumo de energia elétrica para ser pesquisado
- Realizar entrevistas com pessoas reais e pesquisas em fontes confiáveis.
- Criar apresentação e apresentar para a turma.