Aula sobre Consumo De Energia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O consumo de energia é um tema intrínseco ao nosso cotidiano, dessa forma é fundamental que os estudantes compreendam como a energia elétrica é transformada em outros tipos de energia, como a térmica, luminosa, sonora e mecânica. Além disso, é importante que os alunos sejam conscientizados sobre a importância de economizar energia elétrica para preservar o meio ambiente e reduzir gastos. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um jogo sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Gamificação, para poderem aprender de forma lúdica e participativa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, contextualizando-o com exemplos práticos do cotidiano dos alunos, como lâmpadas, televisores, geladeiras, entre outros. Destaque a importância de aprendermos sobre energia, uma vez que ela é essencial para nosso cotidiano.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Você pode fornecer materiais para produzirem os jogos ou pedir previamente que eles tragam. Reforce a ideia de usar materiais reciclados como tampinhas de garrafas, embalagens de leite e afins.Etapa 3 - Definição das regras
Cada grupo deverá definir as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo, as ações e as perguntas.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos irão criar o jogo. Este jogo pode ser no formato de jogo da memória, jogo de perguntas e respostas e até mesmo “jogo da vida” com criação de casas e missões. É importante você levar alguns exemplos para que eles possam se inspirar. Além disso, percorra a sala orientando e auxiliando as possíveis dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma, explicando as regras e as estratégias utilizadas.Etapa 6 - Teste do jogo
Os grupos devem testar o jogo criado pelos outros grupos e avaliar a jogabilidade, as regras e a coerência com o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre o tema, ressaltando a importância da economia de energia elétrica e destacando os principais tópicos do assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia.
- Estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a importância da economia de energia elétrica e seus impactos no meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Coerência do jogo criado com o tema proposto.
- Clareza nas regras e na jogabilidade do jogo.
- Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Compreensão do tema e das transformações de energia elétrica pelos alunos.
- Reflexão crítica sobre a importância da economia de energia elétrica.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos do cotidiano dos alunos.
- Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados pelos alunos.
- Fazer uma reflexão crítica sobre o tema e os resultados da atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Utilizar a criatividade para criar o jogo e as perguntas e ações.
- Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados pelos outros grupos.
- Participar ativamente das reflexões críticas sobre a importância da economia de energia elétrica.
- Demonstrar compreensão sobre o tema e as transformações de energia elétrica.