Aula sobre Consumo De Energia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá apresentar o tema e discutir com os alunos como o consumo de energia está presente em suas vidas cotidianas. Exemplos práticos, como o uso de celulares, televisões, geladeiras, lâmpadas, chuveiros, entre outros, podem ser citados para contextualizar o tema.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Transformação térmicaOs alunos irão para a primeira estação, onde precisam que identificar os equipamentos elétricos que transformam energia elétrica em térmica. Para isso, disponibilize figuras de equipamentos como chuveiros, ferros de passar roupas, micro-ondas, entre outros. Os alunos devem identificar a energia de entrada e saída de cada equipamento e registrar em uma tabela.
Estação 2 - Transformação luminosa e sonora
Na segunda estação, os alunos devem identificar os equipamentos elétricos que transformam energia elétrica em luminosa e sonora. Disponibilize figuras de equipamentos como televisões, rádios, lâmpadas, entre outros. Os alunos devem identificar a energia de entrada e saída de cada equipamento e registrar em uma tabela.
Estação 3 - Transformação mecânica
Na terceira estação, os alunos devem identificar os equipamentos elétricos que transformam energia elétrica em mecânica. Disponibilize figuras de equipamentos como ventiladores, liquidificadores, furadeiras, entre outros. Os alunos devem identificar a energia de entrada e saída de cada equipamento e registrar em uma tabela.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos se reunirão em grupos para discutir e comparar as tabelas com as transformações de energia identificadas. Incentiva a discussão sobre como o consumo de energia pode ser reduzido e como as fontes renováveis de energia podem ser utilizadas.Etapa 4 - Elaboração de um infográfico
Os alunos, em grupos, deverão elaborar um infográfico sobre o tema, utilizando as informações coletadas nas estações e na discussão em grupo. O infográfico pode conter informações sobre os tipos de transformações de energia, exemplos de equipamentos elétricos e dicas para reduzir o consumo de energia.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo apresentará seu infográfico para a turma, compartilhando suas ideias e aprendizados.Etapa 6 - Conclusão
Finalize a aula abordando os principais temas discutidos para redução de consumo de energia. Fale, também, sobre a importância da eletricidade para sociedade, bem como a necessidade de fontes renováveis de energia.
Intencionalidades pedagógicas
- Classificar equipamentos elétricos residenciais conforme o tipo de transformação de energia;
- Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos;
- Incentivar o pensamento crítico em relação ao consumo de energia e suas implicações ambientais e financeiras.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos equipamentos elétricos e suas transformações de energia;
- Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas;
- Qualidade do infográfico produzido.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos;
- Organizar as estações e orientar os alunos em cada uma delas;
- Estimular a discussão em grupo e a elaboração do infográfico.
Ações do aluno
- Identificar os equipamentos elétricos e suas transformações de energia;
- Registrar as informações em uma tabela;
- Participar ativamente das discussões em grupo e da elaboração do infográfico.