Conto

Você gosta de ler histórias? E contos? Vamos conhecer mais sobre este gênero nessa aula de Português. Pegue caderno e caneta, e vem aprender!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Conflito é uma situação ou problema que os personagens vivem na história. Em relação à quantidade de conflitos, a gente pode afirmar que:

    A) O conto costuma ter apenas um conflito.

    B) Quanto mais conflitos, melhor! Desta forma o conto fica mais emocionante.

    C) É melhor que não tenha conflitos pra não gerar confusão no leitor.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Cultura Maker:

    O conto é um gênero literário que tem como característica a brevidade e a concisão, o que o torna muito popular. Neste material, vamos explorar o conto e suas principais características. Para isso, utilizaremos a Cultura Maker, metodologia ativa que valoriza o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.
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  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    O conto é um gênero literário que se caracteriza por sua brevidade, pelo foco em um único acontecimento e pela presença de elementos narrativos como tempo, espaço, personagens e enredo. Por meio da Aprendizagem Entre Pares, os alunos irão trabalhar em grupo para criar um conto e um template de avaliação por pares.
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  5. 5. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O conto é um gênero literário que tem como característica principal a brevidade e a concisão no desenvolvimento da trama, além de apresentar uma estrutura narrativa própria. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a estrutura de um conto e desenvolverão a habilidade de criar narrativas ficcionais utilizando os elementos próprios do gênero. Para isso, será utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos criarão um template de avaliação por pares.
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  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    O conto é uma narrativa curta que apresenta uma história ficcional com começo, meio e fim em um espaço e tempo limitados. Neste material, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, e os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o conto para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos serão os protagonistas do próprio aprendizado e terão mais liberdade para explorar o tema.
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  7. 7. Design Sprint:

    Neste material, vamos abordar a habilidade de criar narrativas ficcionais utilizando elementos da estrutura do conto. Para isso, trabalharemos com o Design Sprint. O objetivo é que os estudantes desenvolvam sua criatividade e sua capacidade de escrever histórias envolventes.
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  8. 8. Design Thinking:

    O conto é uma história curta com um enredo definido e personagens bem construídos. Este tipo de narrativa é muito comum em nosso cotidiano. O objetivo deste material é trabalhar a habilidade dos alunos em criar contos, explorando as características do gênero e utilizando a metodologia ativa Design Thinking.
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