Aula sobre Conto De Suspense
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O conto de suspense é um gênero literário cujo objetivo é manter o leitor em constante tensão, ansioso para descobrir o que vai acontecer em seguida. Esse tipo de história é muito presente em filmes, séries e livros de mistério e pode ser encontrado em diversos contextos. Nesta atividade, os alunos aprenderão a escrever um conto de suspense utilizando a metodologia Design Sprint, que consiste em dividir o processo de criação em etapas bem definidas. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo as formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o conceito de conto de suspense e exemplos de obras literárias que utilizam esse gênero. Leve textos impressos contendo contos de suspense, para que os alunos possam compreender a estrutura deste gênero.Etapa 2 - Esboçar
Apresente aos alunos um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos criam um template personalizado para o projeto e iniciam a etapa de esboçar o conto de suspense. Oriente os alunos na construção de um roteiro inicial.Etapa 3 - Decidir
Os alunos discutem em grupo os roteiros criados e decidem qual será o escolhido para ser desenvolvido na próxima etapa.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos começam a desenvolver o conto de suspense escolhido, escrevendo a história e criando os personagens. Oriente os alunos na construção da narrativa e ofereça feedback conforme necessário.Etapa 5 - Testar
Os alunos finalizam o conto de suspense e apresentam para a turma. Oriente a turma a dar feedback construtivo aos colegas e incentiva a reflexão sobre as escolhas feitas em cada etapa do processo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita em contos de suspense;
- Reconhecer as formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas;
- Utilizar a metodologia Design Sprint para organizar o processo de criação do conto.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da metodologia Design Sprint;
- Coerência e coesão na narrativa do conto de suspense;
- Adequação do conto às características do gênero literário.
Ações do professor
- Apresentar conceitos e exemplos do conto de suspense;
- Orientar e dar feedback aos alunos durante o processo de criação;
- Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas feitas em cada etapa.
Ações do aluno
- Pesquisar contos de suspense e apresentar para a turma;
- Criar roteiros para o conto de suspense utilizando o template de design sprint;
- Escrever o conto de suspense e apresentar para a turma.