Aula sobre Conto De Suspense

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O conto de suspense é um gênero literário cujo objetivo é manter o leitor em constante tensão, ansioso para descobrir o que vai acontecer em seguida. Esse tipo de história é muito presente em filmes, séries e livros de mistério e pode ser encontrado em diversos contextos. Nesta atividade, os alunos aprenderão a escrever um conto de suspense utilizando a metodologia Design Sprint, que consiste em dividir o processo de criação em etapas bem definidas. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo as formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de conto de suspense e exemplos de obras literárias que utilizam esse gênero. Leve textos impressos contendo contos de suspense, para que os alunos possam compreender a estrutura deste gênero.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Apresente aos alunos um template de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Os alunos criam um template personalizado para o projeto e iniciam a etapa de esboçar o conto de suspense. Oriente os alunos na construção de um roteiro inicial.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos discutem em grupo os roteiros criados e decidem qual será o escolhido para ser desenvolvido na próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos começam a desenvolver o conto de suspense escolhido, escrevendo a história e criando os personagens. Oriente os alunos na construção da narrativa e ofereça feedback conforme necessário.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos finalizam o conto de suspense e apresentam para a turma. Oriente a turma a dar feedback construtivo aos colegas e incentiva a reflexão sobre as escolhas feitas em cada etapa do processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita em contos de suspense;
  • Reconhecer as formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas;
  • Utilizar a metodologia Design Sprint para organizar o processo de criação do conto.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da metodologia Design Sprint;
  • Coerência e coesão na narrativa do conto de suspense;
  • Adequação do conto às características do gênero literário.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos e exemplos do conto de suspense;
  • Orientar e dar feedback aos alunos durante o processo de criação;
  • Estimular a reflexão crítica sobre as escolhas feitas em cada etapa.

Ações do aluno

  • Pesquisar contos de suspense e apresentar para a turma;
  • Criar roteiros para o conto de suspense utilizando o template de design sprint;
  • Escrever o conto de suspense e apresentar para a turma.