Aula sobre Conto De Suspense

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O conto de suspense é um gênero literário cujo objetivo é manter o leitor tenso e ansioso durante a leitura, criando um clima de mistério e inquietação. Esse tipo de narrativa é muito presente em filmes, séries e livros de sucesso, e pode ser um excelente recurso para trabalhar a interpretação de texto e o desenvolvimento da imaginação dos alunos. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia dos personagens de um conto de suspense, a fim de compreender melhor suas motivações e desejos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando o que é um conto de suspense e apresentando exemplos de obras famosas que utilizam esse gênero, como os livros de Stephen King e os filmes de Alfred Hitchcock. Leve um conto impresso para distribuir aos grupos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem dividir-se em grupos de 4 ou 5 pessoas. Entregue os contos aos grupos e peça que eles leiam a narrativa, identificando os elementos que compõem este gênero textual. Em seguida, eles devem escolher um personagem do conto e criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de empatia e explicar as motivações e desejos do personagem escolhido. Em seguida, conduza uma discussão em grupo para que os alunos possam comparar as diferentes visões dos personagens e identificar os elementos que criam o clima de suspense na narrativa.

  4. Etapa 4 - Escrita criativa

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, cada aluno deve escrever um trecho de um conto de suspense, utilizando as técnicas aprendidas durante a discussão em grupo. Oriente os alunos na construção da narrativa, dando dicas sobre a criação de clímax, uso de metáforas e descrição de ambientes.

  5. Etapa 5 - Leitura em voz alta

    Ao final da aula, cada aluno deve ler em voz alta o trecho que escreveu para a turma. Incentive a participação dos alunos e a troca de feedbacks.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretação de texto;
  • Estimular a imaginação e a criatividade dos alunos;
  • Reconhecer as diferentes visões de mundo presentes em textos literários.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos do conto de suspense;
  • Coerência e coesão na escrita criativa;
  • Participação e engajamento nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e técnicas utilizadas na aula;
  • Orientar os alunos na criação da narrativa;
  • Estimular a troca de ideias e opiniões entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Criar um mapa de empatia coerente e completo;
  • Escrever um trecho de conto de suspense criativo e original.