Aula sobre Conto De Suspense

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O conto de suspense é um gênero literário cujo objetivo é prender a atenção do leitor e deixá-lo empolgado para descobrir o desfecho da história. Esse tipo de narrativa é muito presente em livros, filmes e séries, despertando a curiosidade e a imaginação dos espectadores. Nesta atividade, vamos trabalhar com a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre contos de suspense. Para isso, serão apresentados exemplos de contos famosos, como "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe, "A Cartomante" de Machado de Assis, e "O Visitante Insólito" de Lygia Fagundes Telles. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o gênero conto de suspense e exemplos de contos famosos. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para definir o conto que irão trabalhar no jogo.

  2. Etapa 2 - Criação do enredo

    Cada grupo irá criar um enredo para o seu conto de suspense e definir as ações e perguntas que serão colocadas no jogo. Oriente e ajude na construção do enredo.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os alunos irão criar o tabuleiro do jogo com 51 casas, sendo 50 para as perguntas e ações e uma para a chegada ao final do jogo. Todas as perguntas e ações devem ser sobre o enredo criado anteriormente pelos grupos. Auxilie na criação do tabuleiro e disponibilize os materiais necessários, como papel cartão, lápis de cor e régua.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo. Oriente e ajude na criação dos cards e explique que eles deverão desevolver o enredo do conto ao longo do jogo.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos outros grupos e dar sugestões de melhorias. Faça a mediação da atividade e dê feedbacks sobre os jogos.

  6. Etapa 6 - Finalização

    Os grupos irão apresentar o jogo criado para a turma. Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o processo de criação e a importância do gênero conto de suspense.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro;
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência do enredo com o gênero conto de suspense;
  • Qualidade e criatividade das perguntas e ações do jogo;
  • Originalidade e clareza do tabuleiro;
  • Participação e colaboração dos alunos no grupo;
  • Apresentação clara e objetiva do jogo criado.

Ações do professor

  • Apresentar o gênero conto de suspense e exemplos de contos famosos;
  • Orientar e ajudar na construção do enredo e na criação dos cards e tabuleiro;
  • Mediar e dar feedbacks sobre os jogos criados pelos alunos;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
  • Fazer uma reflexão sobre o processo de criação e a importância do gênero conto de suspense.

Ações do aluno

  • Escolher e analisar o conto de suspense que será trabalhado no jogo;
  • Criar um enredo coerente com o gênero e com perguntas e ações criativas;
  • Criar um tabuleiro original e claro;
  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação do jogo;
  • Apresentar o jogo criado para a turma.