Aula sobre Conto De Suspense

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O conto de suspense é um gênero literário que busca prender a atenção do leitor e criar uma expectativa sobre o que acontecerá a seguir. Esse tipo de texto é bastante comum em livros, filmes e séries de TV, e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano dos estudantes. Nesta atividade, os alunos aprenderão como identificar os elementos que compõem um conto de suspense e como utilizá-los em suas próprias produções escritas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), que incentiva a participação ativa dos alunos e a reflexão sobre o tema a partir de diferentes perspectivas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o que é um conto de suspense e apresentando exemplos de obras literárias, filmes ou séries de TV que utilizam esse gênero. Os alunos são convidados a compartilhar suas experiências com o tema.

  2. Etapa 2 - Identificação dos elementos do conto de suspense

    Distribua um modelo de template de rubrica e apresente os elementos que compõem um conto de suspense, como a criação de um ambiente misterioso, a apresentação de personagens ambíguos e a utilização de pistas para criar uma expectativa no leitor. Os alunos discutem em grupos sobre como esses elementos podem ser identificados em obras que conhecem.

  3. Etapa 3 - Construção da rubrica de avaliação

    Os alunos trabalham em grupos para criar uma rubrica de avaliação com base no template apresentado pelo professor. Eles devem definir os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para cada elemento do conto de suspense.

  4. Etapa 4 - Leitura de contos de suspense

    Distribua um conto de suspense para cada grupo e peça que eles leiam e identifiquem os elementos da narrativa, como enredo, personagens, ambiente, tensão, clímax e desfecho. Eles devem debater como esses elementos contribuem para que a escrita do texto se torne mais atrativa e interessante.

  5. Etapa 5 - Produção escrita

    Os alunos são desafiados a criar seus próprios contos de suspense, utilizando os elementos identificados e a rubrica de avaliação criada em grupo. Eles podem trabalhar individualmente ou em grupos.

  6. Etapa 6 - Apresentação e avaliação dos contos

    Os alunos apresentam seus contos de suspense para a turma, que deve avaliar a produção escrita conforme os critérios definidos na rubrica. Dê um feedback individual para cada aluno.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão conjunta sobre o que foi aprendido e como os alunos podem utilizar os elementos do conto de suspense em suas produções escritas futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferência de valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
  • Estimular a criatividade e a produção escrita dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar e dar feedback construtivo sobre produções escritas.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos do conto de suspense;
  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Originalidade e criatividade na construção do enredo e dos personagens.

Ações do professor

  • Apresentar os elementos do conto de suspense;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos;
  • Dar feedback individual para cada aluno.

Ações do aluno

  • Identificar os elementos do conto de suspense;
  • Trabalhar em grupo para criar uma rubrica de avaliação;
  • Produzir um conto de suspense utilizando os elementos identificados.