Aula sobre Conto De Suspense
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema do conto de suspense e explique os objetivos da aula. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para começar a rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Leitura do contoNa primeira estação, disponibilize contos de suspense selecionados para os alunos. Peça aos alunos que leiam, primeiro individualmente, e depois em grupo, o conto atribuído. Incentive a discussão sobre os elementos de suspense presentes no conto, como o ritmo narrativo, o desenvolvimento dos personagens e o clímax da história.
Estação 2 - Análise do conto
Na segunda estação, forneça aos alunos uma folha de papel com algumas perguntas de análise sobre o conto lido. Peça aos alunos que discutam em grupo as respostas e compartilhem suas percepções sobre o enredo, a construção dos personagens e os recursos utilizados para criar suspense.
Estação 3 - Produção do conto
Na terceira estação, os alunos terão a oportunidade de serem criativos e desenvolverem suas próprias histórias de suspense. Forneça papel e canetas para que cada grupo possa criar uma história curta baseada no estilo de contos de suspense. Incentive a utilização dos elementos aprendidos nas estações anteriores, como o uso de descrições detalhadas, reviravoltas surpreendentes e um clímax impactante.
Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história de suspense para a turma. Encoraje-os a utilizar recursos visuais ou dramatizações para tornar a apresentação mais envolvente. Após cada apresentação, reserve um tempo para feedback e discussão, destacando os pontos positivos e oferecendo sugestões de melhoria.Etapa 4 - Encerramento
Realize uma discussão em sala de aula sobre as experiências dos alunos durante a atividade.Destaque a importância do suspense na literatura e a criatividade necessária para criar histórias envolventes. Reforce a relevância da leitura e da análise literária para aprimorar as habilidades de escrita.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas;
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um conto de suspense;
- Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos literários.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Compreensão e aplicação dos elementos que caracterizam o conto de suspense;
- Criatividade e originalidade na produção do conto de suspense.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia da Rotação por estações.
- Mediar as conversas e a condução da atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Analisar e discutir sobre os elementos que caracterizam o conto de suspense;
- Criar um conto de suspense em grupo, utilizando os elementos discutidos na aula.