Aula sobre Conto De Suspense

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O conto de suspense é um gênero literário cujo objetivo é prender a atenção do leitor, criando um clima de tensão e expectativa. Este gênero é muito comum em livros, filmes e séries de suspense e terror. Nesta atividade, será trabalhada a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema do conto de suspense e explique os objetivos da aula. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para começar a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Leitura do conto

    Na primeira estação, disponibilize contos de suspense selecionados para os alunos. Peça aos alunos que leiam, primeiro individualmente, e depois em grupo, o conto atribuído. Incentive a discussão sobre os elementos de suspense presentes no conto, como o ritmo narrativo, o desenvolvimento dos personagens e o clímax da história.

    Estação 2 - Análise do conto

    Na segunda estação, forneça aos alunos uma folha de papel com algumas perguntas de análise sobre o conto lido. Peça aos alunos que discutam em grupo as respostas e compartilhem suas percepções sobre o enredo, a construção dos personagens e os recursos utilizados para criar suspense.

    Estação 3 - Produção do conto

    Na terceira estação, os alunos terão a oportunidade de serem criativos e desenvolverem suas próprias histórias de suspense. Forneça papel e canetas para que cada grupo possa criar uma história curta baseada no estilo de contos de suspense. Incentive a utilização dos elementos aprendidos nas estações anteriores, como o uso de descrições detalhadas, reviravoltas surpreendentes e um clímax impactante.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história de suspense para a turma. Encoraje-os a utilizar recursos visuais ou dramatizações para tornar a apresentação mais envolvente. Após cada apresentação, reserve um tempo para feedback e discussão, destacando os pontos positivos e oferecendo sugestões de melhoria.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Realize uma discussão em sala de aula sobre as experiências dos alunos durante a atividade.

    Destaque a importância do suspense na literatura e a criatividade necessária para criar histórias envolventes. Reforce a relevância da leitura e da análise literária para aprimorar as habilidades de escrita.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários, reconhecendo formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um conto de suspense;
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos literários.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Compreensão e aplicação dos elementos que caracterizam o conto de suspense;
  • Criatividade e originalidade na produção do conto de suspense.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia da Rotação por estações.
  • Mediar as conversas e a condução da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Analisar e discutir sobre os elementos que caracterizam o conto de suspense;
  • Criar um conto de suspense em grupo, utilizando os elementos discutidos na aula.