Aula sobre Conto De Suspense

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, será trabalhado o gênero textual conto de suspense. O conto de suspense é uma narrativa curta cujo objetivo é prender a atenção do leitor, criando uma atmosfera de tensão e mistério. Esse tipo de texto é muito comum em livros, filmes e séries de suspense e terror. Para contextualizar, podemos trazer exemplos de contos de suspense famosos, como "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe, ou "O Homem do Fuso", de Machado de Assis. O objetivo da metodologia ativa Sala de Aula Invertida é fazer com que os alunos sejam os protagonistas do processo de aprendizagem, sendo responsáveis por construir seu próprio conhecimento. Para isso, utilizaremos um mapa conceitual para organizar as ideias centrais e sub-ideias relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Envie previamente um conto de suspense e peça que os alunos realizem a leitura antes do momento presencial. É importante que eles cheguem na atividade com a leitura do texto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o conceito de conto de suspense e traga exemplos de contos famosos. Pergunte o que eles acharam do conto que foi enviado a eles.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Divida a turma em grupos e entregue uma folha para cada grupo, utilizando como tema o conto lido pelos alunos. Cada grupo deve criar um mapa conceitual, contendo a ideia central do conto e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual, tirando dúvidas e dando feedbacks.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Leitura de contos de suspense

    Entregue para cada grupo um conto de suspense curto e peça para realizarem a leitura em voz alta. Após a leitura, os alunos devem discutir em grupo as características do gênero textual e como elas se manifestam no texto lido.

  6. Etapa 6 - Produção de um conto de suspense

    Cada grupo deve produzir um conto de suspense, seguindo as características discutidas na etapa anterior. Oriente os alunos na produção do texto, dando dicas e feedbacks.

  7. Etapa 7 - Socialização dos contos de suspense

    Cada grupo deve apresentar seu conto de suspense para a turma, explicando as características do gênero textual presentes no texto. Faça perguntas para estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a metodologia utilizada na aula e pedir para que os alunos avaliem o processo de aprendizagem. Reforce também a importância da habilidade trabalhada nesta aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de inferir valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
  • Aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem;
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos por meio da produção de um conto de suspense.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa conceitual produzido pelo grupo;
  • Qualidade do conto de suspense produzido pelo grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Dar feedbacks e dicas para a produção do conto de suspense;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Produzir um conto de suspense seguindo as características discutidas em sala de aula.