Aula sobre Conto De Terror

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os contos de terror são um gênero literário que têm como objetivo provocar medo no leitor e criar uma atmosfera de suspense. Eles podem ser encontrados em diversas culturas e épocas, e são conhecidos por suas características específicas, como a ambientação sombria e a presença de elementos sobrenaturais. Com essa atividade, vamos explorar as características do conto de terror e desenvolver a habilidade de escrita dos alunos.

  1. Etapa 1 - Definição do projeto

    Os alunos são organizados em grupos de até 5 pessoas e recebem 3 tarefas, que serão desenvolvidas em diferentes momentos. A primeira tarefa é a de criar um modelo de avaliação por pares, que deve conter critérios de avaliação para o desenvolvimento de um conto de terror. O professor deve fornecer orientações sobre o que deve ser incluído no modelo e como ele deve ser estruturado. A segunda tarefa é a escrita do próprio conto, que deve ser feita também de forma coletiva, com acompanhamento do professor. A última tarefa é ler, analisar e avaliar o conto de outro grupo de acordo com os critérios de avaliação do modelo criado.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Para desenvolver as 3 tarefas, os alunos realizam uma pesquisa sobre o gênero literário do conto de terror, identificando suas características e elementos constitutivos. Eles devem buscar referências em obras do gênero e compartilhar suas descobertas com o grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo

    Os grupos utilizam as informações coletadas na pesquisa para criar o modelo de avaliação por pares. Eles devem definir os critérios de avaliação e estabelecer uma escala de notas para cada um deles (de 1 a 5, por exemplo).

  4. Etapa 4 - Escrita

    Depois de definidos os critérios de avaliação, os grupos devem escrever um conto de terror a partir das características identificadas na pesquisa e das orientações do professor. Essa etapa pode ser feita em uma ou mais aulas, incluindo um momento para revisão do texto pelo grupo.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os grupos trocam os modelos de avaliação e avaliam os contos de terror escritos pelos colegas. Eles devem utilizar o modelo criado por outro grupo e preencher os critérios de avaliação com notas na escala definida.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Os grupos recebem os modelos com as avaliações dos colegas e discutem os pontos fortes e fracos do conto de terror escrito. Eles devem identificar os aspectos que foram mais elogiados e aqueles que precisam de melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor faz uma reflexão sobre o processo de criação dos contos de terror e a importância da avaliação por pares. Os alunos são instigados a pensar em como podem utilizar os conhecimentos adquiridos nessa atividade em outras situações de escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Refletir sobre o processo de criação;
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos em outras situações de escrita.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Coerência com o gênero literário do conto de terror;
  • Qualidade da escrita;
  • Originalidade da história.

Ações do professor

  • Fornecer orientações sobre como realizar a pesquisa;
  • Orientar os alunos na busca de referências;
  • Estimular a troca de informações entre os grupos;
  • Acompanhar o processo de avaliação;
  • Fornecer orientações sobre os critérios de avaliação;

Ações do aluno

  • Discutir os pontos fortes e fracos do conto de terror escrito;
  • Refletir sobre o processo de criação;
  • Pensar em como podem utilizar os conhecimentos adquiridos em outras situações de escrita;
  • Trabalhar em conjunto para criar o modelo de avaliação;
  • Definir os critérios de avaliação.