Aula sobre Conto De Terror
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O conto de terror é um gênero literário que tem a finalidade de causar medo ao leitor. Ele apresenta elementos macabros, sobrenaturais ou psicológicos que instigam a imaginação e a curiosidade do leitor. Nessa aula, os alunos vão aprender sobre as características desse gênero literário e produzir o seu próprio conto de terror.
Etapa 1 - Introdução
O professor vai apresentar aos alunos a definição de conto de terror e seus elementos característicos. Em seguida, vai fazer a leitura de um conto de terror curto para exemplificar.Etapa 2 - Estudo de Caso
O professor vai propor aos alunos a leitura de um conto de terror pré-selecionado e disponibilizado para a turma. A partir da leitura, os alunos devem identificar os elementos característicos do gênero e fazer uma análise crítica do conto. Para essa atividade, o professor pode utilizar uma folha de papel sulfite em branco e canetas coloridas para que os alunos possam desenhar e escrever suas conclusões.Etapa 3 - Discussão em Grupo
Com as conclusões em mãos, os alunos devem se organizar em grupos para discutir suas análises e chegar a um consenso sobre os elementos característicos do conto de terror. Para essa atividade, o professor pode utilizar papel pardo e canetas coloridas para que os grupos possam registrar suas conclusões e apresentá-las para a turma.Etapa 4 - Criação do Modelo de Infográfico
Com as conclusões em mente, os alunos devem criar um modelo de infográfico em papel sulfite em branco contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o conto de terror. O professor pode utilizar canetas coloridas e papel pardo para que os grupos possam criar e compartilhar seus modelos.Etapa 5 - Produção do Conto de Terror
A partir do modelo criado, os alunos devem produzir um conto de terror.Etapa 6 - Socialização dos Contos de Terror
Finalizada a produção dos contos, os alunos vão socializá-los para a turma. O professor pode mediar uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar seus contos e comentar sobre as produções dos colegas.Etapa 7 - Avaliação
Para avaliação da atividade, o professor pode utilizar critérios previamente estabelecidos, como os sugeridos no tópico “critérios de avaliação” dessa atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de produção de contos de terror;
- Compreensão das características do gênero literário conto de terror;
- Desenvolvimento da habilidade de análise crítica de textos literários.
Critérios de avaliação
- Identificação dos elementos característicos do conto de terror;
- Criatividade e qualidade da produção do conto de terror;
- Participação nas discussões em grupo e socialização dos contos.
Ações do professor
- Apresentar aos alunos a definição de conto de terror e seus elementos característicos;
- Disponibilizar um conto de terror para leitura e análise;
- Organizar as atividades em grupo;
- Orientar os alunos na produção dos contos de terror;
- Avaliar as produções dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a leitura e análise crítica do conto de terror;
- Participar das discussões em grupo;
- Criar o modelo de infográfico;
- Produzir o conto de terror;
- Socializar o conto de terror.