Aula sobre Conto De Terror
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O professor vai iniciar a aula explicando o que é um conto de terror e sua importância na literatura. Nesse momento, alguns exemplos de contos de terror conhecidos podem ser apresentados, como "O Corvo" de Edgar Allan Poe ou "Drácula" de Bram Stoker.
Etapa 1 - Introdução
O professor vai dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, explicar a metodologia “rotação por estações” e entregar o modelo da dinâmica dos 3 Qs para cada grupo, explicando a função de cada campo. Antes de iniciar a atividade, é importante que o professor já tenha definido e explicado as estações e a ordem de rotação.Etapa 2 - Estação 1
Na primeira estação, os alunos vão ler um conto de terror selecionado pelo professor. Em seguida, vão preencher o campo "Que bom" com as partes do conto que mais gostaram e o campo "Que pena" com as partes que menos gostaram.Etapa 3 - Estação 2
Na segunda estação, os alunos vão criar um mapa mental com as principais características de um conto de terror. Eles deverão preencher o campo "Que tal" com sugestões de como melhorar o mapa mental.Etapa 4 - Estação 3
Na terceira estação, os alunos vão criar um conto de terror em grupo. Eles devem preencher o campo "Que bom" com as partes do conto que mais gostaram de escrever e o campo "Que pena" com as partes que tiveram mais dificuldade.Etapa 5 - Estação 4
Na quarta e última estação, os alunos vão revisar e editar o conto de terror criado em grupo. Eles devem preencher o campo "Que tal" com sugestões de como melhorar a história.Etapa 6 -
O professor vai encerrar a aula pedindo que cada grupo apresente seu conto de terror para a turma. Para esse momento, o professor pode fazer uma atividade de leitura compartilhada, na qual os alunos podem ler os contos uns dos outros.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita criativa.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
- Estimular a análise crítica de textos literários.
Critérios de avaliação
- Coerência e coesão do conto de terror.
- Qualidade do mapa mental criado.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Explicar a metodologia “rotação por estações”.
- Selecionar os contos de terror que serão utilizados na atividade.
- Orientar e auxiliar os alunos durante as estações.
Ações do aluno
- Ler e analisar o conto de terror selecionado.
- Criar um mapa mental com as características do conto de terror.
- Escrever um conto de terror em grupo.
- Revisar e editar o conto de terror criado em grupo.
- Apresentar o conto de terror para a turma.