Aula sobre Conto De Terror

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O professor vai iniciar a aula explicando o que é um conto de terror e sua importância na literatura. Nesse momento, alguns exemplos de contos de terror conhecidos podem ser apresentados, como "O Corvo" de Edgar Allan Poe ou "Drácula" de Bram Stoker.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor vai dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, explicar a metodologia “rotação por estações” e entregar o modelo da dinâmica dos 3 Qs para cada grupo, explicando a função de cada campo. Antes de iniciar a atividade, é importante que o professor já tenha definido e explicado as estações e a ordem de rotação.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos vão ler um conto de terror selecionado pelo professor. Em seguida, vão preencher o campo "Que bom" com as partes do conto que mais gostaram e o campo "Que pena" com as partes que menos gostaram.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos vão criar um mapa mental com as principais características de um conto de terror. Eles deverão preencher o campo "Que tal" com sugestões de como melhorar o mapa mental.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos vão criar um conto de terror em grupo. Eles devem preencher o campo "Que bom" com as partes do conto que mais gostaram de escrever e o campo "Que pena" com as partes que tiveram mais dificuldade.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Na quarta e última estação, os alunos vão revisar e editar o conto de terror criado em grupo. Eles devem preencher o campo "Que tal" com sugestões de como melhorar a história.

  6. Etapa 6 -

    O professor vai encerrar a aula pedindo que cada grupo apresente seu conto de terror para a turma. Para esse momento, o professor pode fazer uma atividade de leitura compartilhada, na qual os alunos podem ler os contos uns dos outros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Estimular a análise crítica de textos literários.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do conto de terror.
  • Qualidade do mapa mental criado.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia “rotação por estações”.
  • Selecionar os contos de terror que serão utilizados na atividade.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as estações.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o conto de terror selecionado.
  • Criar um mapa mental com as características do conto de terror.
  • Escrever um conto de terror em grupo.
  • Revisar e editar o conto de terror criado em grupo.
  • Apresentar o conto de terror para a turma.