Aula sobre Conto De Terror

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O conto de terror é um gênero literário que desperta emoções fortes nos leitores. É composto por elementos como suspense, terror, medo e terror psicológico. O objetivo desta aula é trabalhar esses elementos para que os alunos possam criar seus próprios contos de terror.

  1. Etapa 1 - Introdução ao gênero literário

    \- O professor vai apresentar o gênero literário do conto de terror, explicando suas principais características e exemplos de autores famosos. Nesse momento, é importante que os alunos façam anotações em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Leitura de contos de terror

    \- O professor vai distribuir contos de terror impressos para os alunos lerem em voz alta. O professor deve orientar que os alunos façam anotações sobre os elementos de terror presentes nos contos durante a leitura.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    \- O professor vai explicar a dinâmica dos 3 Qs e como ela vai ser utilizada como ferramenta de avaliação. O professor pode entregar um modelo pronto impresso ou pedir que os alunos criem seu próprio modelo com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Depois de cada atividade proposta, os alunos vão preencher os campos do modelo de avaliação.

  4. Etapa 4 - Produção de contos de terror

    \- O professor vai dividir a turma em grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo deve criar um conto de terror seguindo as características apresentadas na primeira etapa. Nessa etapa, é importante que o professor acompanhe os grupos, dando instruções, dicas e orientações sobre o gênero conto de terror, suas características, e sobre escrita no geral.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos contos de terror

    \- Cada grupo vai fazer a leitura de seu conto de terror para a turma. Durante a leitura, os outros alunos devem fazer anotações sobre os elementos de terror presentes nos contos.

  6. Etapa 6 - Revisão e correção dos contos

    \- Depois de finalizada a leitura dos contos, os alunos vão fazer a revisão e correção dos contos de seus colegas, seguindo as orientações dadas pelo professor para essa revisão. Nesse ponto, podem ser consideradas as características de um conto de um terror, a temática, a criatividade, e também aspectos ortográficos e gramaticais. Para essa etapa, é importante frisar e valorizar bastante a autonomia dos alunos na leitura e avaliação dos contos dos colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Por fim, os alunos vão preencher o modelo da dinâmica dos 3 Qs sobre a atividade, e o professor vai fazer uma avaliação geral sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar contos de terror.
  • Estimular a leitura e a escrita.
  • Trabalhar a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Uso correto dos elementos de terror no conto.
  • Qualidade da revisão e correção dos contos dos colegas.
  • Participação e cooperação em grupo.

Ações do professor

  • Explicar as características do gênero literário do conto de terror.
  • Orientar os alunos na criação dos contos.
  • Dar dicas e orientações para a revisão e correção dos contos.

Ações do aluno

  • Ler e fazer anotações sobre os contos de terror distribuídos pelo professor.
  • Criar um conto de terror em grupo.
  • Revisar e corrigir os contos dos colegas.