Conto popular
Você já ouviu a expressão quem conta um conto aumenta um ponto? Venha saber mais sobre o conto popular nessa aula de Português!
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
- 1. Questão de múltipla escolha:- Sobre as características do conto popular, é errado dizer que: Atividade completa- A) São histórias curtas e sem autor conhecido, apesar de autores famosos como Monteiro Lobato terem colocado estas histórias em livros.- B) São histórias passadas de geração em geração que estão vivas até hoje porque foram registradas em livros. - C) A autoria dos contos é do povo e elas surgiram na tradição oral em que os mais velhos contam as histórias aos mais jovens. 
- 2. Atividade aberta:Atividade completa
- 3. Design Sprint:O conto popular é uma narrativa curta transmitida oralmente, contendo elementos que refletem a cultura de um povo. O objetivo desta aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de ler e compreender diferentes tipos de textos, em especial o conto popular. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para os estudantes poderem criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e, assim, desenvolver o tema e seus subtópicos de forma mais autônoma e dinâmica.Atividade completa
- 4. Rotação por estações:Os contos populares são narrativas passadas de geração em geração através da tradição oral, sem autoria definida. Esses contos apresentam temas universais que são comuns a todas as culturas, como a busca do amor verdadeiro, a luta contra o mal e a superação de obstáculos. Eles também possuem características específicas, como a presença de personagens estereotipados e a utilização de recursos linguísticos para tornar a narrativa mais envolvente. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em ler e compreender diferentes gêneros literários, além de avaliar e estabelecer preferências por temas, autores e gêneros.Atividade completa
- 5. Sala de Aula Invertida:O conto popular é um gênero literário que faz parte da cultura e tradição de muitos povos ao redor do mundo. São histórias transmitidas oralmente de geração em geração e que, muitas vezes, trazem ensinamentos e valores importantes para a sociedade. Proponho conhecermos alguns exemplos de contos populares e aprender como podemos aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs que nos ajudará a avaliar e compreender melhor o que aprenderam.Atividade completa
- 6. Design Thinking:O conto popular é um gênero literário muito presente na cultura brasileira, transmitido de geração em geração por meio da tradição oral. Esse tipo de narrativa apresenta uma linguagem simples e envolvente, que permite aos leitores uma maior identificação com a história. Os alunos irão aprender sobre as características do conto popular e, por meio da metodologia Design Thinking, criar um mapa de empatia para entender melhor a perspectiva dos personagens e a história em si.Atividade completa
- 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao tema “Conto popular”. Os contos populares são histórias transmitidas oralmente por gerações. Eles têm suas origens em várias culturas e podem ser encontrados em diferentes países. Os contos populares são importantes porque fornecem informações sobre a cultura e os valores de um povo. Alguns exemplos de contos populares são “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela” e “João e Maria”. Os alunos serão incentivados a ler, discutir e avaliar diferentes contos populares, a fim de desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).Atividade completa
- 8. Gamificação:O conto popular é um gênero literário que se origina da tradição oral sendo transmitido de geração em geração. Esse tipo de história é muito presente na cultura brasileira e pode ser encontrado em diversas regiões do país. O objetivo desta aula é explorar a criatividade dos alunos e desenvolver habilidades de leitura e escrita a partir da metodologia ativa Gamificação. Os estudantes serão desafiados a criar um jogo que conte uma história a partir de elementos presentes nos contos populares. Para isso, utilizarão o conhecimento adquirido sobre o tema em sala de aula e desenvolverão habilidades de pesquisa, seleção e organização de informações.Atividade completa
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