Aula sobre Conto Popular

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O conto popular é uma narrativa curta transmitida oralmente, contendo elementos que refletem a cultura de um povo. O objetivo desta aula é que os alunos desenvolvam a habilidade de ler e compreender diferentes tipos de textos, em especial o conto popular. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para os estudantes poderem criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, e, assim, desenvolver o tema e seus subtópicos de forma mais autônoma e dinâmica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Explique o que são contos populares e apresente exemplos, como contos de fadas e lendas. Os alunos são encorajados a compartilhar exemplos de contos populares que conhecem e a discutir suas características.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos o template de design sprint com as 5 etapas. Em grupos, os alunos devem discutir o que entendem sobre cada etapa e como podem aplicá-las no desenvolvimento do conto popular.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço do conto popular que desejam desenvolver, considerando os elementos que compõem esse tipo de narrativa. O professor pode encorajá-los a usar técnicas de brainstorming e mind mapping para gerar ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve escolher o conto popular que irá desenvolver e definir como será a estrutura da narrativa, incluindo os personagens, o enredo e o desfecho. Incentive a discussão sobre como incluir elementos que reflitam a cultura brasileira.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base no esboço e na decisão, os alunos devem criar uma versão inicial do conto popular. Oriente\-os a utilizar técnicas de escrita criativa, como descrição de cenários e personagens, diálogos e uso de figuras de linguagem.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar o conto popular criado para a turma e receber feedback dos colegas. Oriente a discussão sobre como o conto reflete a cultura brasileira e como pode ser aprimorado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula incentivando os alunos a continuar desenvolvendo habilidades de leitura e escrita e a explorar a diversidade cultural presente nos contos populares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de diferentes tipos de texto.
  • Estimular a criatividade e a escrita criativa dos alunos.
  • Refletir sobre a cultura brasileira e a diversidade cultural presente nos contos populares.

Critérios de avaliação

  • Coerência do enredo e dos personagens do conto.
  • Uso adequado de figuras de linguagem e técnicas de escrita criativa.
  • Refletir sobre a cultura brasileira e a diversidade cultural presente nos contos populares.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos de contos populares.
  • Orientar os alunos na utilização do template de design sprint e nas técnicas de escrita criativa.
  • Estimular a discussão sobre a cultura brasileira e a diversidade cultural presente nos contos populares.

Ações do aluno

  • Compartilhar exemplos de contos populares que conhecem.
  • Discutir em grupo as etapas do template de design sprint e como aplicá-las no desenvolvimento do conto popular.
  • Criar um esboço e uma versão inicial do conto popular, considerando a estrutura narrativa e a cultura brasileira.