Aula sobre Conto Popular

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O conto popular é um gênero literário muito presente na cultura brasileira, transmitido de geração em geração por meio da tradição oral. Esse tipo de narrativa apresenta uma linguagem simples e envolvente, que permite aos leitores uma maior identificação com a história. Os alunos irão aprender sobre as características do conto popular e, por meio da metodologia Design Thinking, criar um mapa de empatia para entender melhor a perspectiva dos personagens e a história em si.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema “Conto popular” e explique suas características, origem, narrativa e personagens.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos, em grupos, irão criar um mapa de empatia para um personagem de um conto popular. Eles deverão preencher os campos “O que ele pensa e sente?”, “O que ele escuta?”, “O que ele fala e faz?”, “O que ele vê?”, “Dores” e “Ganhos”.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma e explicará o que entenderam sobre o personagem e a história.

  4. Etapa 4 - Leitura de um conto popular

    Leia um conto popular para a turma e, em seguida, os alunos irão discutir sobre as características desse tipo de narrativa.

  5. Etapa 5 - Criação de um conto popular

    Os alunos, em grupos, irão criar um conto popular utilizando as características apresentadas na etapa anterior e os insights obtidos por meio do mapa de empatia.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos contos criados

    Cada grupo apresentará seu conto para a turma.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Proponha uma reflexão sobre o processo de criação dos contos e a importância do conto popular na cultura brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um conto popular.
  • Desenvolver a capacidade de empatia e compreensão das perspectivas dos personagens de uma história.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas em sala de aula.
  • Criação de um mapa de empatia coerente com o personagem escolhido.
  • Criação de um conto popular com as características adequadas ao gênero literário.
  • Apresentação clara e objetiva do mapa de empatia e do conto criado pelo grupo.
  • Reflexão final coerente com as atividades desenvolvidas em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar suas características.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Ler um conto popular para a turma e discutir sobre suas características.
  • Acompanhar o processo de criação dos contos e orientar os alunos no que for necessário.
  • Propor uma reflexão final sobre o processo de criação dos contos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
  • Criar um mapa de empatia coerente com o personagem escolhido.
  • Criar um conto popular com as características adequadas ao gênero literário.
  • Apresentar claramente o mapa de empatia e o conto criado pelo grupo.
  • Refletir sobre o processo de criação dos contos e a importância do conto popular na cultura brasileira.