Aula sobre Conto Popular

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao tema “Conto popular”. Os contos populares são histórias transmitidas oralmente por gerações. Eles têm suas origens em várias culturas e podem ser encontrados em diferentes países. Os contos populares são importantes porque fornecem informações sobre a cultura e os valores de um povo. Alguns exemplos de contos populares são “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela” e “João e Maria”. Os alunos serão incentivados a ler, discutir e avaliar diferentes contos populares, a fim de desenvolver suas habilidades de leitura e compreensão através da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema “Conto popular” e explique sua importância para a cultura e os valores de um povo. Apresente o Modelo de Debate Crítico (MDC) e sua utilização aplicação na aula.

  2. Etapa 2 - Seleção do Conto

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um conto popular para trabalhar. Forneça uma lista de contos populares como sugestão.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Os grupos terão tempo para ler e discutir o conto escolhido. Eles devem identificar os principais temas e personagens do conto e preparar argumentos para defender ou contestar o conto.

  4. Etapa 4 - Modelo de Juri

    Os grupos serão divididos em banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. Eles deverão preparar argumentos para apresentar durante o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos apresentarão seus argumentos em um debate, seguindo as regras do MDC. A banca julgadora avaliará os argumentos e escolherá um grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Discussão Final

    Depois do debate, os alunos farão uma discussão final sobre os contos apresentados e sua importância para a cultura e os valores de um povo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e incentive os alunos a lerem mais contos populares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Aplicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para promover a participação e a interação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante todas as etapas da aula;
  • Apresentação de argumentos bem estruturados no debate;
  • Identificação correta dos temas e personagens do conto escolhido;
  • Avaliação crítica dos contos apresentados pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia a ser utilizada;
  • Fornecer suporte e orientação para os grupos durante a preparação;
  • Orientar o debate e garantir que as regras do MDC sejam seguidas;
  • Estimular a participação de todos os alunos durante a discussão final.

Ações do aluno

  • Escolher um conto popular e preparar argumentos para defendê-lo ou contestá-lo;
  • Participar ativamente do debate e respeitar as regras do MDC;
  • Avaliar criticamente os contos apresentados pelos outros grupos;
  • Participar da discussão final e expressar sua opinião sobre os contos apresentados.