Aula sobre Conto Popular

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os contos populares são narrativas passadas de geração em geração através da tradição oral, sem autoria definida. Esses contos apresentam temas universais que são comuns a todas as culturas, como a busca do amor verdadeiro, a luta contra o mal e a superação de obstáculos. Eles também possuem características específicas, como a presença de personagens estereotipados e a utilização de recursos linguísticos para tornar a narrativa mais envolvente. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em três grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em ler e compreender diferentes gêneros literários, além de avaliar e estabelecer preferências por temas, autores e gêneros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos aluno o tema “Conto popular” e contextualize-o. Utilize exemplos de contos populares conhecidos, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela ou João e Maria. Em seguida, explique como será a metodologia utilizada na aula e divida os alunos em grupos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Leitura em voz alta

    Na primeira estação, os alunos irão fazer a leitura em voz alta de um conto popular escolhido pelo professor. É importante que o conto tenha uma linguagem acessível e que possua características típicas do gênero, como personagens estereotipados e recursos linguísticos. Após a leitura, os alunos devem discutir em grupo sobre o que entenderam da história e o que mais gostaram no conto.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Adaptação de conto popular

    Na segunda estação, os alunos irão trabalhar em grupo para adaptar um conto popular para uma linguagem mais atual. Eles podem modificar os personagens, o cenário, a época em que a história se passa, entre outros elementos. Ao final, cada grupo deve apresentar sua adaptação para a turma.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Análise de conto popular

    Na terceira estação, os alunos irão analisar um conto popular escolhido pelo professor. Eles devem identificar as características do gênero, como personagens estereotipados e recursos linguísticos, e discutir sobre a mensagem que a história transmite. Ao final, cada grupo deve apresentar sua análise para a turma.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma para uma roda de conversa sobre o que os alunos aprenderam na aula. É importante que cada grupo compartilhe suas experiências e que a turma discuta sobre as diferentes adaptações e análises feitas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler e compreender diferentes gêneros literários.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na adaptação de contos populares.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de analisar e discutir as características do gênero conto popular.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da adaptação do conto popular feita pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em identificar e explicar as características do gênero conto popular.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades.
  • Fazer a mediação das discussões e análises feitas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo na adaptação e análise de contos populares.
  • Identificar e explicar as características do gênero conto popular.