Aula sobre Conto Popular
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O conto popular é um gênero literário que faz parte da cultura e tradição de muitos povos ao redor do mundo. São histórias transmitidas oralmente de geração em geração e que, muitas vezes, trazem ensinamentos e valores importantes para a sociedade. Proponho conhecermos alguns exemplos de contos populares e aprender como podemos aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs que nos ajudará a avaliar e compreender melhor o que aprenderam.
Etapa 1 - Preparação
Selecione alguns contos populares conhecidos para apresentar aos alunos e prepare uma lista de perguntas sobre cada história. Essas perguntas devem ser divididas em três categorias: que bom, que pena e que tal.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos devem receber as perguntas sobre os contos populares selecionados previamente e respondê-las em casa. Eles devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos que bom, que pena e que tal. Essa ferramenta será utilizada para avaliar o que foi aprendido.Etapa 3 - Debate em sala de aula
Na sala de aula, divida os alunos em grupos e peça que discutam suas respostas sobre os contos populares. Cada grupo deve apresentar suas respostas e debater com os outros colegas.Etapa 4 - Análise em grupo
Após o debate, peça que cada grupo selecione duas perguntas que consideram mais importantes e as apresente para a sala toda. Em seguida, deve-se fazer uma análise em grupo para entender melhor os contos populares e suas características.Etapa 5 - Produção de texto
Cada aluno deve escolher um dos contos populares apresentados e produzir um texto em que conte a história resumidamente e destaque os pontos mais importantes.Etapa 6 - Leitura dos textos
Os alunos devem ler seus textos em voz alta para a sala toda e depois fazer uma análise em grupo, destacando o que foi aprendido e o que ainda precisa ser melhorado.Etapa 7 - Avaliação
Utilize o template de Dinâmica dos 3 Qs que os alunos criaram para avaliar seu desempenho na atividade.Exemplo prático: Apresente aos alunos o conto popular “A Galinha dos Ovos de Ouro” e peça que respondam às perguntas elaboradas previamente em casa. Em seguida, na sala de aula, os alunos devem discutir suas respostas em grupos e apresentar duas perguntas importantes para a sala toda. Depois, devem produzir um texto sobre a história e ler em voz alta para os colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Desenvolver a capacidade crítica e analítica dos alunos;
- Trabalhar a cooperação e o diálogo em grupo;
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia do aluno na aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo;
- Produção de texto coerente e coeso sobre a história escolhida;
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre os contos populares;
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Compreensão dos conceitos e características dos contos populares.
Ações do professor
- Selecionar e apresentar contos populares para os alunos;
- Elaborar perguntas para os alunos responderem em casa;
- Coordenar o debate em grupo e análise em grupo;
- Incentivar a produção textual dos alunos;
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Responder às perguntas elaboradas pelo professor em casa;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o que foi aprendido;
- Participar ativamente do debate em grupo e análise em grupo;
- Produzir um texto sobre a história escolhida;
- Ler o texto em voz alta para os colegas e participar da análise crítica e reflexão sobre os contos populares.