Aula sobre Conto Popular

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O conto popular é um gênero literário que faz parte da cultura e tradição de muitos povos ao redor do mundo. São histórias transmitidas oralmente de geração em geração e que, muitas vezes, trazem ensinamentos e valores importantes para a sociedade. Proponho conhecermos alguns exemplos de contos populares e aprender como podemos aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criar um template de Dinâmica dos 3 Qs que nos ajudará a avaliar e compreender melhor o que aprenderam.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione alguns contos populares conhecidos para apresentar aos alunos e prepare uma lista de perguntas sobre cada história. Essas perguntas devem ser divididas em três categorias: que bom, que pena e que tal.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem receber as perguntas sobre os contos populares selecionados previamente e respondê-las em casa. Eles devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos que bom, que pena e que tal. Essa ferramenta será utilizada para avaliar o que foi aprendido.

  3. Etapa 3 - Debate em sala de aula

    Na sala de aula, divida os alunos em grupos e peça que discutam suas respostas sobre os contos populares. Cada grupo deve apresentar suas respostas e debater com os outros colegas.

  4. Etapa 4 - Análise em grupo

    Após o debate, peça que cada grupo selecione duas perguntas que consideram mais importantes e as apresente para a sala toda. Em seguida, deve-se fazer uma análise em grupo para entender melhor os contos populares e suas características.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Cada aluno deve escolher um dos contos populares apresentados e produzir um texto em que conte a história resumidamente e destaque os pontos mais importantes.

  6. Etapa 6 - Leitura dos textos

    Os alunos devem ler seus textos em voz alta para a sala toda e depois fazer uma análise em grupo, destacando o que foi aprendido e o que ainda precisa ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Utilize o template de Dinâmica dos 3 Qs que os alunos criaram para avaliar seu desempenho na atividade.

    Exemplo prático: Apresente aos alunos o conto popular “A Galinha dos Ovos de Ouro” e peça que respondam às perguntas elaboradas previamente em casa. Em seguida, na sala de aula, os alunos devem discutir suas respostas em grupos e apresentar duas perguntas importantes para a sala toda. Depois, devem produzir um texto sobre a história e ler em voz alta para os colegas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de diferentes gêneros literários;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade crítica e analítica dos alunos;
  • Trabalhar a cooperação e o diálogo em grupo;
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia do aluno na aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo;
  • Produção de texto coerente e coeso sobre a história escolhida;
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre os contos populares;
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Compreensão dos conceitos e características dos contos populares.

Ações do professor

  • Selecionar e apresentar contos populares para os alunos;
  • Elaborar perguntas para os alunos responderem em casa;
  • Coordenar o debate em grupo e análise em grupo;
  • Incentivar a produção textual dos alunos;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Responder às perguntas elaboradas pelo professor em casa;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar o que foi aprendido;
  • Participar ativamente do debate em grupo e análise em grupo;
  • Produzir um texto sobre a história escolhida;
  • Ler o texto em voz alta para os colegas e participar da análise crítica e reflexão sobre os contos populares.