Aula sobre Conto

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O conto é um gênero literário que tem como característica principal a brevidade e a concisão no desenvolvimento da trama, além de apresentar uma estrutura narrativa própria. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a estrutura de um conto e desenvolverão a habilidade de criar narrativas ficcionais utilizando os elementos próprios do gênero. Para isso, será utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos criarão um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o conceito de conto, as suas características e a estrutura narrativa do gênero. Para isso, você poderá utilizar exemplos de contos conhecidos como "A Cartomante" e "O Alienista", ambos de Machado de Assis, ou "O retrato oval”, de Edgar Allan Poe.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um conto utilizando os elementos próprios do gênero.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos, em grupo, irão criar um template de avaliação por pares com os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.

  4. Etapa 4 - Criação do conto

    Os grupos terão 60 minutos para criar o conto utilizando os elementos próprios do gênero, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos contos

    Cada grupo irá apresentar o seu conto para a turma e será avaliado pelos colegas utilizando o template criado na Etapa 3.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre o processo de criação

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do conto, como foi trabalhar em grupo, como foi o processo de avaliação por pares etc.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça uma síntese da aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da habilidade de criar narrativas ficcionais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais.
  • Estimular o trabalho em grupo e o desenvolvimento da comunicação e da apresentação oral.
  • Utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos para tornar a aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de conto e sua estrutura narrativa própria.
  • Organizar os alunos em grupos e apresentar a tarefa.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Auxiliar os alunos na criação dos contos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a apresentação dos contos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do conto.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o conto para a turma.
  • Avaliar os contos dos colegas utilizando o template criado na Etapa 3.
  • Refletir sobre o processo de criação do conto e sobre a avaliação por pares.