Aula sobre Conto
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O conto é um gênero literário que tem como característica principal a brevidade e a concisão no desenvolvimento da trama, além de apresentar uma estrutura narrativa própria. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre a estrutura de um conto e desenvolverão a habilidade de criar narrativas ficcionais utilizando os elementos próprios do gênero. Para isso, será utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos, e os alunos criarão um template de avaliação por pares.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o conceito de conto, as suas características e a estrutura narrativa do gênero. Para isso, você poderá utilizar exemplos de contos conhecidos como "A Cartomante" e "O Alienista", ambos de Machado de Assis, ou "O retrato oval”, de Edgar Allan Poe.Etapa 2 - Organização dos grupos
Os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um conto utilizando os elementos próprios do gênero.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Os alunos, em grupo, irão criar um template de avaliação por pares com os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.Etapa 4 - Criação do conto
Os grupos terão 60 minutos para criar o conto utilizando os elementos próprios do gênero, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.Etapa 5 - Apresentação dos contos
Cada grupo irá apresentar o seu conto para a turma e será avaliado pelos colegas utilizando o template criado na Etapa 3.Etapa 6 - Reflexão sobre o processo de criação
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do conto, como foi trabalhar em grupo, como foi o processo de avaliação por pares etc.Etapa 7 - Fechamento
Faça uma síntese da aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da habilidade de criar narrativas ficcionais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais.
- Estimular o trabalho em grupo e o desenvolvimento da comunicação e da apresentação oral.
- Utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos para tornar a aula mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Apresentar o conceito de conto e sua estrutura narrativa própria.
- Organizar os alunos em grupos e apresentar a tarefa.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
- Auxiliar os alunos na criação dos contos.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a apresentação dos contos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na criação do conto.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o conto para a turma.
- Avaliar os contos dos colegas utilizando o template criado na Etapa 3.
- Refletir sobre o processo de criação do conto e sobre a avaliação por pares.