Aula sobre Conto
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O conto é um gênero literário que se caracteriza por sua brevidade, pelo foco em um único acontecimento e pela presença de elementos narrativos como tempo, espaço, personagens e enredo. Por meio da Aprendizagem Entre Pares, os alunos irão trabalhar em grupo para criar um conto e um template de avaliação por pares.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o conto e apresentando exemplos para os estudantes. Em seguida, explique a Aprendizagem Entre Pares e como ela será trabalhada na aula.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos são organizados em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem as instruções para a criação do template de avaliação por pares.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Os grupos criam o template de avaliação por pares com os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.Etapa 4 - Criação do conto
Cada grupo cria um conto utilizando os elementos narrativos próprios do gênero. Eles devem trabalhar em conjunto, discutir ideias e organizar a estrutura narrativa.Etapa 5 - Avaliação por pares
Os grupos trocam seus contos e avaliam uns aos outros utilizando o template criado anteriormente.Etapa 6 - Reflexão e feedback
Promova uma reflexão sobre a experiência de trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e solicite feedback dos alunos sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de criação de narrativas ficcionais.
- Trabalhar a colaboração e a comunicação em grupo através da Aprendizagem Entre Pares.
- Estimular a reflexão crítica dos estudantes.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será trabalhada na aula.
- Promover a reflexão crítica dos estudantes.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e criar um template de avaliação por pares.
- Criar um conto utilizando elementos narrativos próprios do gênero.
- Avaliar os contos dos outros grupos.