Aula sobre Conto

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O conto é um gênero literário que se caracteriza por sua brevidade, pelo foco em um único acontecimento e pela presença de elementos narrativos como tempo, espaço, personagens e enredo. Por meio da Aprendizagem Entre Pares, os alunos irão trabalhar em grupo para criar um conto e um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o conto e apresentando exemplos para os estudantes. Em seguida, explique a Aprendizagem Entre Pares e como ela será trabalhada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos são organizados em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem as instruções para a criação do template de avaliação por pares.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos criam o template de avaliação por pares com os critérios “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”.

  4. Etapa 4 - Criação do conto

    Cada grupo cria um conto utilizando os elementos narrativos próprios do gênero. Eles devem trabalhar em conjunto, discutir ideias e organizar a estrutura narrativa.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os grupos trocam seus contos e avaliam uns aos outros utilizando o template criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Reflexão e feedback

    Promova uma reflexão sobre a experiência de trabalhar com a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e solicite feedback dos alunos sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criação de narrativas ficcionais.
  • Trabalhar a colaboração e a comunicação em grupo através da Aprendizagem Entre Pares.
  • Estimular a reflexão crítica dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será trabalhada na aula.
  • Promover a reflexão crítica dos estudantes.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e criar um template de avaliação por pares.
  • Criar um conto utilizando elementos narrativos próprios do gênero.
  • Avaliar os contos dos outros grupos.