Aula sobre Conto
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O conto é um gênero literário que tem como característica a brevidade e a concisão, o que o torna muito popular. Neste material, vamos explorar o conto e suas principais características. Para isso, utilizaremos a Cultura Maker, metodologia ativa que valoriza o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o conceito de conto e suas principais características utilizando exemplos de contos populares e contemporâneos. Os alunos devem participar da discussão compartilhando suas opiniões e conhecimentos prévios.Etapa 2 - Leitura de contos
Selecione alguns contos para os alunos lerem em sala de aula e identificarem os elementos da estrutura narrativa próprios do gênero, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.Etapa 3 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
Apresente a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e explique como o template deve ser utilizado. Eles devem criar o template com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que serão utilizados na avaliação da atividade.Etapa 4 - Criação de contos
Os alunos devem criar seus próprios contos utilizando os elementos da estrutura narrativa aprendidos nas etapas anteriores. Oriente e auxilie os alunos durante todo o processo de criação, incentivando a criatividade e a originalidade.Etapa 5 - Apresentação dos contos
Os alunos devem apresentar seus contos para a classe, receber feedback dos colegas e utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Reflexão final
Promova uma reflexão final sobre a atividade, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e aprendizados durante o processo de criação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de suas próprias histórias.
- Promover a reflexão crítica sobre a atividade, incentivando os alunos a avaliar seu próprio desempenho e receber feedback dos colegas.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos da estrutura narrativa do conto.
- Criatividade e originalidade na criação das histórias.
- Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs e na avaliação dos colegas.
- Qualidade da narrativa e clareza na apresentação oral.
Ações do professor
- Selecionar contos para os alunos lerem em sala de aula.
- Orientar e auxiliar os alunos na criação de suas próprias histórias.
- Promover a reflexão crítica sobre a atividade.
- Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação da atividade.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos durante todo o processo de criação.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão sobre o conceito de conto e suas principais características.
- Ler os contos selecionados pelo professor e identificar os elementos da estrutura narrativa.
- Criar seus próprios contos.
- Participar da Dinâmica dos 3 Qs e avaliar os colegas de forma construtiva.
- Refletir sobre o processo de criação e compartilhar suas experiências e aprendizados com a classe.