Aula sobre Conto

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Neste material, vamos abordar a habilidade de criar narrativas ficcionais utilizando elementos da estrutura do conto. Para isso, trabalharemos com o Design Sprint. O objetivo é que os estudantes desenvolvam sua criatividade e sua capacidade de escrever histórias envolventes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o conto e as suas características principais, como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. É importante que os alunos tenham uma base conceitual para que possam desenvolver suas narrativas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem compreender o que é uma narrativa ficcional e como ela é estruturada. Para isso, você deve apresentar exemplos de contos e discutir com a turma sobre as características de cada um deles.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Nesta etapa, os alunos devem criar um esboço de sua narrativa. Eles devem definir o gênero do conto, os personagens, o cenário, o enredo e o desfecho. Você pode sugerir que os alunos trabalhem em grupos para se ajudarem e compartilharem ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos devem decidir quais elementos de sua narrativa são mais relevantes e como eles serão desenvolvidos. Eles devem selecionar as partes mais importantes do enredo e definir como os personagens irão se desenvolver ao longo da história.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Nesta etapa, os alunos devem escrever o conto propriamente dito. Eles podem utilizar o esboço criado anteriormente como base para o desenvolvimento da narrativa. É importante que você esteja disponível para ajudá-los durante o processo de escrita. Após a conclusão da história, os alunos devem fazer uma leitura em grupo e avaliar o que pode ser melhorado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criar narrativas ficcionais.
  • Observar os elementos da estrutura narrativa do conto.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão da narrativa.
  • Uso de elementos da estrutura narrativa do conto.
  • Criatividade e originalidade da história.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as características do conto.
  • Estimular a participação dos alunos durante o processo.
  • Auxiliar os alunos no desenvolvimento das narrativas.
  • Fazer uma leitura crítica das histórias e apontar pontos positivos e negativos.
  • Avaliar as produções dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Compreender as características do conto.
  • Criar um esboço da narrativa.
  • Selecionar os elementos mais importantes da história.
  • Escrever um conto.
  • Participar da leitura em grupo e avaliar as produções dos colegas.