Aula sobre Conto

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O conto é uma história curta com um enredo definido e personagens bem construídos. Este tipo de narrativa é muito comum em nosso cotidiano. O objetivo deste material é trabalhar a habilidade dos alunos em criar contos, explorando as características do gênero e utilizando a metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conto e suas características. Os alunos terão a oportunidade de discutir exemplos de contos populares e contemporâneos. Você pode utilizar textos curtos ou trechos de livros para exemplificar as principais características do gênero.

  2. Etapa 2 - Design Thinking

    Apresente o Design Thinking e os seus principais conceitos. A turma será dividida em grupos e cada grupo irá criar um mapa de empatia com o objetivo de entender as necessidades, os desejos e as dores do seu personagem. Cada grupo deverá escolher um tema para seu conto e a partir do mapa de empatia desenvolvido, começar a construir a história.

  3. Etapa 3 - Construção dos personagens

    Os grupos irão trabalhar na construção dos personagens de seus contos utilizando as informações coletadas no mapa de empatia. Você poderá auxiliar na criação de personagens realistas e bem construídos.

  4. Etapa 4 - Construção do enredo

    Os grupos irão trabalhar na construção do enredo de seus contos, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia como guia. Auxilie na organização das ideias e na construção de um enredo coeso e envolvente.

  5. Etapa 5 - Revisão e edição

    Os grupos irão revisar e editar seus contos com o objetivo de torná-los mais coesos e envolventes. Auxilie na revisão ortográfica e gramatical dos textos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos contos

    Os grupos irão apresentar seus contos para a turma, compartilhando as histórias que criaram e os processos utilizados para desenvolvê-las. Incentive uma discussão sobre as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos e sobre as principais características do gênero conto.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação de seus contos e sobre os desafios encontrados durante o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para estimular a criatividade e a empatia dos alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação de histórias e sobre a importância da revisão e edição na construção de textos coesos e bem escritos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do texto.
  • Capacidade de criar personagens realistas e bem construídos.
  • Habilidade em utilizar os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero conto.
  • Criatividade e originalidade na criação da história.
  • Capacidade de revisar e editar o texto para torná-lo mais coeso e envolvente.

Ações do professor

  • Apresentar o gênero literário e suas características.
  • Explorar a metodologia ativa Design Thinking e seus principais conceitos.
  • Auxiliar na construção do mapa de empatia e na criação de enredo e personagens.
  • Incentivar a revisão e a edição dos textos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o processo de criação de histórias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Trabalhar em grupo na construção do mapa de empatia e na criação do enredo e personagens.
  • Revisar e editar seus textos para torná-los mais coesos e envolventes.
  • Apresentar seus contos para a turma e compartilhar o processo de criação.
  • Refletir sobre o processo de criação de histórias e sobre os desafios encontrados durante o processo.