Aula sobre Conto

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O conto é uma narrativa curta que apresenta uma história ficcional com começo, meio e fim em um espaço e tempo limitados. Neste material, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, e os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o conto para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos serão os protagonistas do próprio aprendizado e terão mais liberdade para explorar o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o gênero literário conto, explique suas características e como ele pode ser encontrado em diversas formas de mídia. Para isso, utilize exemplos concretos, como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas e histórias em quadrinhos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Os alunos devem escolher um subgênero do conto para aprofundar suas pesquisas em casa. Eles devem ler contos do tipo escolhido e estudar suas características.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Em sala, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, apresente um exemplo de mapa conceitual e explique como ele deve ser criado contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar recursos digitais como o Padlet ou o Canva para criar o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias principais e como elas se relacionam. Os demais alunos devem fazer perguntas para entender melhor o conteúdo e compartilhar suas opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Criação de conto

    Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos devem criar um conto. Para isso, eles devem utilizar os elementos da estrutura narrativa próprios do gênero, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Os alunos devem compartilhar suas narrativas com a turma e fazer uma leitura coletiva para identificar os diferentes modos de se iniciar uma história.

  7. Etapa 7 -

    Avalie as narrativas utilizando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão da narrativa.
  • Utilização adequada dos elementos da estrutura narrativa.
  • Correção gramatical e ortográfica.
  • Originalidade e criatividade na história criada.
  • Participação ativa nas atividades em grupo e na apresentação dos mapas conceituais.

Ações do professor

  • Explicar o gênero literário e seus subgêneros.
  • Orientar os alunos sobre a criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Avaliar as narrativas dos alunos de acordo com os critérios definidos.

Ações do aluno

  • Escolher um subgênero do conto para criar o mapa conceitual.
  • Criar o mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Criar uma narrativa ficcional curta.
  • Apresentar o mapa conceitual e a narrativa para a turma.