Convention of Rights of People with Disabilities (Direitos das Pessoas com Deficiência)

Nessa aula de Inglês, você vai conhecer um pouco mais sobre os direitos das pessoas com deficiência. E também sobre o documento que estabelece quais são esses direitos. Esse documento entrou em vigor em 2008 e foi assinado em inglês por vários países, inclusive o Brasil. Vem aprender mais!


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais são os três general principles (princípios gerais) apresentados na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência?

    A) Communication; Reasonable accommodation; Universal design.

    B) Discrimination; Reasonable accommodation; Universal design.

    C) Exclusion; Unreasonable accommodation; Specific design.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Nesta prática, será trabalhado o tema "Convention of Rights of People with Disabilities (Direitos das Pessoas com Deficiência)", em que os alunos aprenderão sobre a importância de se respeitar e valorizar a diversidade, especificamente no que se refere às pessoas com deficiência. Será adotada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão papel ativo no processo de aprendizado.

    Para contextualizar o tema, você pode utilizar exemplos práticos de situações em que as pessoas com deficiência podem enfrentar dificuldades, como acessibilidade em espaços públicos e privados, garantia de direitos trabalhistas e educacionais, dentre outros. É importante que os alunos compreendam que a luta por igualdade de direitos para as pessoas com deficiência ainda é uma realidade em muitos lugares do mundo, e que é preciso conscientizar-se para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

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  4. 4. Rotação por estações:

    Nesta prática, abordaremos a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Trata-se de um documento adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 que busca garantir a igualdade de oportunidades e de acesso para as pessoas com deficiência. É importante lembrar que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência em todo o mundo, e que muitas delas ainda enfrentam barreiras sociais, físicas e culturais.

    Através da metodologia ativa de Rotação por Estações, os alunos irão se dividir em grupos e realizar atividades diferentes, que envolvem a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência, a análise da convenção, a criação de um mural informativo e o desenvolvimento de um texto colaborativo.

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  5. 5. Gamificação:

    A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado internacional criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, que aborda a garantia de direitos para pessoas com deficiência. Este tratado é importante para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas e mentais, tenham os mesmos direitos e oportunidades na vida. Nesta prática, vamos criar um jogo de tabuleiro com o tema da Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas, enquanto aprendem sobre um tema importante.
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  6. 6. Estudo de Caso:

    A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado internacional cujo objetivo é proteger e promover os direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo. O Brasil ratificou a convenção em 2008, comprometendo-se a garantir que as pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e oportunidades que as pessoas sem deficiência. Este guia irá explorar os principais artigos da convenção e como eles se aplicam à vida cotidiana dos alunos. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os estudantes possam compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas para criar infográficos sobre a temática.
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  7. 7. Design Thinking:

    O tema dessa prática é "Convention of Rights of People with Disabilities (Direitos das Pessoas com Deficiência)". Esse assunto é extremamente importante para podermos entender as necessidades e dificuldades das pessoas com deficiência e garantir que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas", utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". A partir disso, os alunos poderão desenvolver uma compreensão mais profunda sobre as necessidades das pessoas com deficiência e trabalhar na criação de soluções para os desafios que enfrentam.
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  8. 8. Cultura Maker:

    A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado da Organização das Nações Unidas que contém uma série de princípios destinados a garantir os direitos das pessoas com deficiência. É importante que os alunos aprendam sobre esse assunto para poderem tornar-se cidadãos conscientes e empáticos. A metodologia ativa de Cultura Maker será utilizada para que os alunos possam criar diários de bordo em grupo, envolvendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, o que irá garantir que eles aprendam a compilar as ideias-chave do texto por meio de notas.
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