Aula sobre Convention Rights People Disabilities Direitos Deficiencia
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema dessa prática é "Convention of Rights of People with Disabilities (Direitos das Pessoas com Deficiência)". Esse assunto é extremamente importante para podermos entender as necessidades e dificuldades das pessoas com deficiência e garantir que todos tenham os mesmos direitos e oportunidades. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas", utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". A partir disso, os alunos poderão desenvolver uma compreensão mais profunda sobre as necessidades das pessoas com deficiência e trabalhar na criação de soluções para os desafios que enfrentam.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a prática contextualizando o tema "Convention of Rights of People with Disabilities" e explicando a metodologia ativa Design Thinking, apresentando aos alunos o mapa de empatia como ferramenta para se compilar ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.Etapa 2 - Construção do Mapa de Empatia
Os alunos em duplas ou trios recebem um texto sobre o tema e utilizam o mapa de empatia para compilar informações importantes. Ao final, cada grupo deve apresentar suas anotações e você pode criar um mural com as informações levantadas pelos estudantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Medie um debate com a turma, a partir das informações levantadas pelos grupos, para que todos possam compreender as necessidades das pessoas com deficiência, os desafios que enfrentam e as soluções possíveis.Etapa 4 - Elaboração de soluções
Os alunos, ainda em duplas ou trios, devem ser incentivados a criar soluções para os problemas das pessoas com deficiência apresentados na etapa anterior. Forneça um exemplo prático para os alunos para que eles pensem em soluções que podem ser implementadas no cotidiano das pessoas.Etapa 5 - Apresentação e avaliação das soluções
Cada grupo deverá apresentar suas soluções e os demais avaliarão a criatividade e a aplicabilidade delas.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a dinâmica destacando a importância do respeito às diferenças e da inclusão social, além de enfatizar a importância de se aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de compilação de ideias a partir de textos por meio de tomada de notas.
- Promover a reflexão sobre a importância do respeito às diferenças e da inclusão social.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de criação de soluções criativas e aplicáveis.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas etapas da aula.
- Habilidade na compilação de ideias-chave nos campos do mapa de empatia.
- Criatividade e aplicabilidade das soluções apresentadas.
- Respeito às diferenças e à inclusão social.
- Clareza na apresentação das soluções.
Ações do professor
- Fornecer as informações necessárias para a compreensão do tema.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
- Mediar as discussões em grupo de forma imparcial e respeitosa.
- Instigar a criatividade e a aplicabilidade nas soluções apresentadas pelos alunos.
- Orientar os alunos na reflexão sobre a importância do respeito às diferenças e da inclusão social.
Ações do aluno
- Participar ativamente das etapas da aula.
- Compilar ideias-chave nos campos do mapa de empatia.
- Trabalhar em equipe para criação de soluções criativas e aplicáveis.
- Respeitar as diferenças e valorizar a inclusão social.
- Apresentar suas soluções de forma clara e objetiva.