Aula sobre Convention Rights People Disabilities Direitos Deficiencia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado internacional cujo objetivo é proteger e promover os direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo. O Brasil ratificou a convenção em 2008, comprometendo-se a garantir que as pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e oportunidades que as pessoas sem deficiência. Este guia irá explorar os principais artigos da convenção e como eles se aplicam à vida cotidiana dos alunos. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os estudantes possam compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas para criar infográficos sobre a temática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, apresentando a sua importância e os principais artigos.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos e escolha da temática

    Divida os alunos em grupos e peça para escolherem um dos artigos da convenção que será o foco do seu estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá definir a temática da pesquisa e identificar o problema relacionado ao artigo escolhido. Auxilie os alunos na definição do problema.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão pesquisar informações sobre o problema identificado. Eles poderão fazer pesquisas online, assim como entrevistar pessoas reais, sob a orientação do professor.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os grupos deverão criar um infográfico acerca do artigo da Convenção e do problema identificado, com base nos dados obtidos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar os infográficos para o restante da turma. Incentive a discussão sobre o contexto dos problemas apresentados, suas causas e como é possível evitar.

  7. Etapa 7 - Roda de Conversa e Soluções

    Em uma roda de conversa, promova discussão sobre como os direitos das pessoas com deficiência são aplicados no cotidiano, trazendo exemplos práticos. Os alunos deverão ser estimulados a apresentar soluções para os problemas identificados e discutir como poderiam contribuir com a disseminação da informação

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compilar ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e sua aplicação no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração nos trabalhos em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações coletadas e apresentadas.
  • Criatividade e clareza dos infográficos apresentados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como conduzir as entrevistas e como fazer pesquisas online.
  • Fornecer exemplos práticos para ilustrar a aplicação dos direitos das pessoas com deficiência.
  • Auxiliar os grupos na identificação e análise do problema escolhido.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Pesquisar e entrevistar para obter informações relevantes.
  • Criar infográficos claros e criativos para apresentar as informações coletadas.