Aula sobre Convention Rights People Disabilities Direitos Deficiencia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um tratado internacional criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, que aborda a garantia de direitos para pessoas com deficiência. Este tratado é importante para garantir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas e mentais, tenham os mesmos direitos e oportunidades na vida. Nesta prática, vamos criar um jogo de tabuleiro com o tema da Convenção de Direitos das Pessoas com Deficiência. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas, enquanto aprendem sobre um tema importante.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece explicando o que é a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e sua importância. Você pode usar exemplos práticos para ilustrar o tema, como a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e no espaço público.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em grupos de quatro pessoas e entregue para cada grupo um tema relacionado à Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, como acessibilidade, inclusão social e educação inclusiva.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo terá 20 minutos para pesquisar seu tema e compilar as ideias-chave em uma folha de papel usando a técnica de tomada de notas. Você pode disponibilizar materiais de pesquisa, como livros, jornais, artigos, etc.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo de tabuleiro com as informações coletadas na pesquisa, incluindo um tabuleiro com 51 casas, um dado, pino e cards de perguntas e ações. O objetivo do jogo será alcançar o final do tabuleiro respondendo às perguntas e realizando as ações conforme as informações compiladas durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma e jogará uma partida com um representante de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma fará uma discussão sobre o que foi aprendido na aula e sobre a importância de garantir os direitos das pessoas com deficiência.

  7. Etapa 7 - Avaliação e encerramento

    Avalie individualmente cada aluno, considerando critérios pré-determinados. Encerre com uma reflexão sobre a importância da inclusão e o papel dos direitos das pessoas com deficiência em uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação.
  • Promover a criatividade e a inovação através da criação de um jogo de tabuleiro.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas."
  • Promover a conscientização e a valorização da inclusão social e dos direitos das pessoas com deficiência.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no trabalho em grupo.
  • Qualidade das notas compiladas durante a pesquisa.
  • Criatividade e inovação na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participação na apresentação do jogo.
  • Participação na discussão final.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e suas implicações.
  • Dividir a turma em grupos de forma equilibrada.
  • Estimular a pesquisa e a tomada de notas.
  • Orientar a criação do jogo de tabuleiro.
  • Avaliar individualmente cada aluno.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Participar ativamente na pesquisa e tomada de notas.
  • Criar um jogo de tabuleiro criativo e inovador.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão final e refletir sobre o tema trabalhado.