Aula sobre Convention Rights People Disabilities Direitos Deficiencia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta prática, abordaremos a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Trata-se de um documento adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 que busca garantir a igualdade de oportunidades e de acesso para as pessoas com deficiência. É importante lembrar que mais de 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência em todo o mundo, e que muitas delas ainda enfrentam barreiras sociais, físicas e culturais.

Através da metodologia ativa de Rotação por Estações, os alunos irão se dividir em grupos e realizar atividades diferentes, que envolvem a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência, a análise da convenção, a criação de um mural informativo e o desenvolvimento de um texto colaborativo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, inicie a aula apresentando a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e sua importância na luta pela igualdade de oportunidades. Em seguida, divida os alunos em quatro grupos para participarem das estações.

  2. Etapa 2 - Estações

    Estação 1: Discussão sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

    Nessa estação, os alunos irão discutir os direitos das pessoas com deficiência e como eles podem ser aplicados no cotidiano. Para isso, apresente casos reais de violação desses direitos e peça que os alunos exponham opiniões sobre essas situações. Os alunos podem fazer anotações em um caderno para registrar as ideias principais.

    Estação 2: Análise da convenção

    Nessa estação, os alunos irão analisar a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e identificar seus principais artigos e disposições. Divida o documento em partes e peça que os alunos leiam e discutam cada parte. Ao final, os alunos devem compilar as principais ideias em uma folha de papel.

    Estação 3: Criação de um mural informativo

    Nessa estação, os alunos irão criar um mural informativo com informações sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Forneça materiais como cartolina, tesoura, cola, canetas coloridas e revistas para os alunos recortarem e colarem imagens que representem a Convenção.

    Estação 4: Desenvolvimento de um texto colaborativo

    Nessa estação, os alunos irão desenvolver um texto colaborativo sobre a importância dos direitos das pessoas com deficiência. Peça que cada aluno desenvolva um parágrafo sobre o tema. Ao final, todos os parágrafos serão unidos para formar um único texto.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Na etapa final, reúna toda a turma e faça uma conclusão sobre a aula, incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da inclusão e da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Sensibilizar os alunos para a importância da inclusão e do respeito pelos direitos das pessoas com deficiência.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência.
  • Compreensão e identificação dos principais artigos e disposições da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
  • Criatividade e clareza na criação do mural informativo.
  • Coesão e coerência no desenvolvimento do texto colaborativo.
  • Respeito e colaboração com os colegas durante todo o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Fornecer informações e orientações claras sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
  • Incentivar a reflexão e a discussão sobre a importância da inclusão e da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
  • Avaliar e dar feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Registrar as principais ideias por meio de tomada de notas.
  • Criar um mural informativo e um texto colaborativo claros e coesos.
  • Respeitar e colaborar com os colegas durante todo o processo de aprendizagem.