Aula sobre Convention Rights People Disabilities Direitos Deficiencia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Através da metodologia ativa de Rotação por Estações, os alunos irão se dividir em grupos e realizar atividades diferentes, que envolvem a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência, a análise da convenção, a criação de um mural informativo e o desenvolvimento de um texto colaborativo.
Etapa 1 - Introdução
Professor, inicie a aula apresentando a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e sua importância na luta pela igualdade de oportunidades. Em seguida, divida os alunos em quatro grupos para participarem das estações.Etapa 2 - Estações
Estação 1: Discussão sobre os Direitos das Pessoas com DeficiênciaNessa estação, os alunos irão discutir os direitos das pessoas com deficiência e como eles podem ser aplicados no cotidiano. Para isso, apresente casos reais de violação desses direitos e peça que os alunos exponham opiniões sobre essas situações. Os alunos podem fazer anotações em um caderno para registrar as ideias principais.
Estação 2: Análise da convenção
Nessa estação, os alunos irão analisar a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e identificar seus principais artigos e disposições. Divida o documento em partes e peça que os alunos leiam e discutam cada parte. Ao final, os alunos devem compilar as principais ideias em uma folha de papel.
Estação 3: Criação de um mural informativo
Nessa estação, os alunos irão criar um mural informativo com informações sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Forneça materiais como cartolina, tesoura, cola, canetas coloridas e revistas para os alunos recortarem e colarem imagens que representem a Convenção.
Estação 4: Desenvolvimento de um texto colaborativo
Nessa estação, os alunos irão desenvolver um texto colaborativo sobre a importância dos direitos das pessoas com deficiência. Peça que cada aluno desenvolva um parágrafo sobre o tema. Ao final, todos os parágrafos serão unidos para formar um único texto.
Etapa 3 - Conclusão
Na etapa final, reúna toda a turma e faça uma conclusão sobre a aula, incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da inclusão e da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Sensibilizar os alunos para a importância da inclusão e do respeito pelos direitos das pessoas com deficiência.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência.
- Compreensão e identificação dos principais artigos e disposições da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
- Criatividade e clareza na criação do mural informativo.
- Coesão e coerência no desenvolvimento do texto colaborativo.
- Respeito e colaboração com os colegas durante todo o processo de aprendizagem.
Ações do professor
- Fornecer informações e orientações claras sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Acompanhar e orientar as atividades desenvolvidas pelos alunos.
- Incentivar a reflexão e a discussão sobre a importância da inclusão e da luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
- Avaliar e dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Registrar as principais ideias por meio de tomada de notas.
- Criar um mural informativo e um texto colaborativo claros e coesos.
- Respeitar e colaborar com os colegas durante todo o processo de aprendizagem.