Aula sobre Convention Rights People Disabilities Direitos Deficiencia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Para contextualizar o tema, você pode utilizar exemplos práticos de situações em que as pessoas com deficiência podem enfrentar dificuldades, como acessibilidade em espaços públicos e privados, garantia de direitos trabalhistas e educacionais, dentre outros. É importante que os alunos compreendam que a luta por igualdade de direitos para as pessoas com deficiência ainda é uma realidade em muitos lugares do mundo, e que é preciso conscientizar-se para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Etapa 1 - Preparação
Antes do momento em sala de aula, selecione textos e materiais que abordem a temática da convenção de direitos das pessoas com deficiência e disponibilize\-os para os alunos. Peça para que cada aluno produza um resumo do conteúdo lido.Etapa 2 - Divisão de grupos
Em sala de aula, divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Dinâmica dos 3Qs
Disponibilize o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para os grupos. Os alunos deverão, a partir dos resumos construídos, identificar os pontos mais importantes que devem ser anotados na tabela dos 3Qs.Etapa 4 - Produção
Os grupos deverão produzir um cartaz com os pontos mais importantes compartilhados na atividade anterior, com um destaque especial para a importância de respeitar a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência;Etapa 5 - Apresentação
Os grupos deverão apresentar os cartazes para o resto da turma. Os trabalhos produzidos podem ser anexados nas paredes da sala de aula para que os alunos possam visualizá-los durante a atividade.Etapa 6 - Roda de Conversa
Faça uma roda de conversa com os alunos, incentivando-os a compartilhar as ideias que obtiveram na atividade, permitindo a reflexão sobre a importância dos direitos das pessoas com deficiência;Etapa 7 - Trabalho Escrito
Organize os alunos para produzirem um trabalho escrito em grupo sobre a importância da convenção de direitos das pessoas com deficiência, com o intuito de compartilhar para toda a escola.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos por meio de resumos;
- Refletir sobre a importância da diversidade e dos direitos das pessoas com deficiência;
- Desenvolver habilidades em trabalhos em grupo;
- Incentivar o senso crítico e reflexivo.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos textos selecionados;
- Participação ativa nas atividades em grupo;
- Produção de resumos coerentes e precisos;
- Produção de cartaz informativo e criativo;
- Qualidade do trabalho em grupo apresentado.
Ações do professor
- Selecionar materiais adequados para a atividade;
- Orientação clara sobre as etapas a serem desenvolvidas;
- Estimular a participação ativa dos alunos;
- Proporcionar espaço para reflexões e discussões;
- Incentivar a criatividade e autonomia dos alunos.
Ações do aluno
- Ler o material fornecido com atenção;
- Contribuir ativamente nas atividades desenvolvidas em grupo;
- Produzir resumos coerentes e precisos;
- Criar um cartaz informativo e criativo;
- Apresentar um trabalho em grupo de qualidade.