Aula sobre Convention Rights People Disabilities Direitos Deficiencia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta prática, será trabalhado o tema "Convention of Rights of People with Disabilities (Direitos das Pessoas com Deficiência)", em que os alunos aprenderão sobre a importância de se respeitar e valorizar a diversidade, especificamente no que se refere às pessoas com deficiência. Será adotada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão papel ativo no processo de aprendizado.

Para contextualizar o tema, você pode utilizar exemplos práticos de situações em que as pessoas com deficiência podem enfrentar dificuldades, como acessibilidade em espaços públicos e privados, garantia de direitos trabalhistas e educacionais, dentre outros. É importante que os alunos compreendam que a luta por igualdade de direitos para as pessoas com deficiência ainda é uma realidade em muitos lugares do mundo, e que é preciso conscientizar-se para a construção de uma sociedade mais inclusiva.


  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes do momento em sala de aula, selecione textos e materiais que abordem a temática da convenção de direitos das pessoas com deficiência e disponibilize\-os para os alunos. Peça para que cada aluno produza um resumo do conteúdo lido.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Em sala de aula, divida os estudantes em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3Qs

    Disponibilize o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para os grupos. Os alunos deverão, a partir dos resumos construídos, identificar os pontos mais importantes que devem ser anotados na tabela dos 3Qs.

  4. Etapa 4 - Produção

    Os grupos deverão produzir um cartaz com os pontos mais importantes compartilhados na atividade anterior, com um destaque especial para a importância de respeitar a diversidade e os direitos das pessoas com deficiência;

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos deverão apresentar os cartazes para o resto da turma. Os trabalhos produzidos podem ser anexados nas paredes da sala de aula para que os alunos possam visualizá-los durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Roda de Conversa

    Faça uma roda de conversa com os alunos, incentivando-os a compartilhar as ideias que obtiveram na atividade, permitindo a reflexão sobre a importância dos direitos das pessoas com deficiência;

  7. Etapa 7 - Trabalho Escrito

    Organize os alunos para produzirem um trabalho escrito em grupo sobre a importância da convenção de direitos das pessoas com deficiência, com o intuito de compartilhar para toda a escola.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos por meio de resumos;
  • Refletir sobre a importância da diversidade e dos direitos das pessoas com deficiência;
  • Desenvolver habilidades em trabalhos em grupo;
  • Incentivar o senso crítico e reflexivo.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos textos selecionados;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Produção de resumos coerentes e precisos;
  • Produção de cartaz informativo e criativo;
  • Qualidade do trabalho em grupo apresentado.

Ações do professor

  • Selecionar materiais adequados para a atividade;
  • Orientação clara sobre as etapas a serem desenvolvidas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Proporcionar espaço para reflexões e discussões;
  • Incentivar a criatividade e autonomia dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler o material fornecido com atenção;
  • Contribuir ativamente nas atividades desenvolvidas em grupo;
  • Produzir resumos coerentes e precisos;
  • Criar um cartaz informativo e criativo;
  • Apresentar um trabalho em grupo de qualidade.