Aula sobre Conversao De Unidades De Medida
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Inicie a aula citando que a conversão de unidades de medida é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso em muitas profissões. É essencial que os alunos compreendam como converter unidades de medida para poderem entender e aplicar informações em diferentes contextos. Por exemplo, saber como converter quilômetros em milhas é importante para entender a distância entre duas cidades em diferentes países. Fale que, nesta aula, os alunos aprenderão a converter unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância da conversão de unidades de medida. Os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo para listar exemplos de situações em que a conversão de unidades de medida é necessária.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia para entender como as pessoas pensam e sentem sobre as unidades de medida. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar a conversão de unidades de medidas.Etapa 3 - Conversão de unidades de medida de comprimento
Mostre exemplos práticos de conversão de unidades de medida de comprimento, como quilômetros para metros e polegadas para centímetros. Os alunos farão exercícios em grupo para praticar a conversão de unidades de medida de comprimento. Auxilie-os tirando possíveis dúvidas.Etapa 4 - Prototipação
Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar sua própria conversão de unidades de medidas para os colegas resolverem.Etapa 5 - Teste
Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.Etapa 6 - Apresentação
Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a conversão de unidades de medidas pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em converter unidades de medida em diferentes áreas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
- Incentivar a aplicação prática dos conceitos aprendidos em situações reais.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em converter unidades de medida em diferentes áreas.
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na resolução dos exercícios em grupo.
- Habilidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre a conversão de unidades de medida.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
- Incentivar a aplicação prática dos conceitos aprendidos em situações reais.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Trabalhar em grupo para resolver os exercícios propostos.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.