Aula sobre Conversao De Unidades De Medida

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a conversão de unidades de medida é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso em muitas áreas profissionais. Por exemplo, um chef precisa saber como converter medidas de ingredientes para preparar uma receita, um engenheiro precisa converter medidas de distância para projetar uma ponte e um cientista precisa converter medidas de tempo para analisar dados. Cite que, nesta aula, os alunos aprenderão a converter unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume. Eles também devem criar um template de registro de aprendizagem para acompanhar seu progresso e desenvolver habilidades de autoavaliação.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma breve reflexão sobre o que já sabem sobre unidades de medida e conversão. Faça perguntas como: "O que é uma unidade de medida?" e "Por que é importante saber como converter unidades de medida?" O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente exemplos práticos de conversão de unidades de medida, como a conversão de quilômetros para metros ou de litros para mililitros. Os alunos podem trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos para discutir e compartilhar exemplos de conversão que já encontraram em suas vidas cotidianas.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Nos mesmos grupos, os alunos devem resolver problemas de conversão de unidades de medida. Entregue uma lista de exercícios com problemas que envolvam diferentes tipos de unidades de medida, como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume. Os alunos podem usar calculadoras ou outras ferramentas para ajudá-los a resolver os problemas.

  4. Etapa 4 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu aprendi sobre medidas de conversão de unidades de medidas hoje?" “Como posso utilizar o tema no dia a dia?” Faça uma breve revisão sobre os conceitos abordados na aula.

  6. Etapa 6 - Reflexão e finalização

    Finalize a aula após o check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre conversão de unidades de medida e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas de conversão de unidades de medida. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Desenvolver habilidades de autoavaliação e acompanhamento do progresso.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral.
  • Aplicar a metodologia ativa Ensino Híbrido.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas de conversão de unidades de medida.
  • Capacidade de criar e usar um template de registro de aprendizagem.
  • Participação ativa em atividades em grupo.
  • Habilidade de comunicação e expressão oral.
  • Demonstração de compreensão do tema.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de conversão de unidades de medida.
  • Fornecer problemas para os alunos resolverem em grupos.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Facilitar a discussão em grupo e a comunicação entre os alunos.
  • Fazer perguntas reflexivas para ajudar os alunos a refletir sobre o que estão aprendendo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver problemas de conversão de unidades de medida.
  • Criar um template de registro de aprendizagem.
  • Compartilhar exemplos de conversão de unidades de medida que encontraram em suas vidas cotidianas.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas cotidianas.