Aula sobre Conversao De Unidades De Medida

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que a conversão de unidades de medida é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso em muitas profissões. É essencial que os alunos compreendam como converter unidades de medida para poderem entender e aplicar informações em diferentes contextos. Por exemplo, em uma receita de bolo, é necessário converter as medidas de xícaras para gramas ou mililitros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da conversão de unidades de medida e explique a importância dessa habilidade para a vida cotidiana e profissional. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e explicar como os alunos irão criar um jogo que envolva a conversão de unidades de medida.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 a 5 alunos para criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver. Eles devem pensar em um nome para o jogo, o objetivo do jogo, os desafios que os jogadores enfrentarão, os níveis do jogo, o esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por que o jogo será engajador e um sucesso.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo

    Os alunos irão trabalhar em seus grupos para desenvolver o jogo, utilizando as informações do mapa de registro criado na etapa anterior. Eles devem criar um jogo que envolva a conversão de unidades de medida, utilizando exemplos práticos e didáticos.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar seus jogos uns com os outros e dar feedback mutualmente. Avalie os jogos e dê feedback aos grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como o jogo funciona e como ele envolve a conversão de unidades de medida. Incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir os jogos apresentados e como eles podem ser utilizados para aprender a conversão de unidades de medida.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula, reforçando a importância da conversão de unidades de medida e da metodologia de gamificação para o aprendizado. Dê um feedback aos alunos sobre os jogos construídos e avalie a participação dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas de medida.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar a metodologia de gamificação para o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza e eficácia na apresentação do jogo.
  • Utilização correta das unidades de medida.
  • Engajamento e participação dos alunos durante a aula.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da conversão de unidades de medida e explicar a importância dessa habilidade.
  • Explicar a metodologia de gamificação e como os alunos irão criar um jogo que envolva a conversão de unidades de medida.
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e dar feedback.
  • Concluir a aula, reforçando a importância da conversão de unidades de medida e da metodologia de gamificação para o aprendizado.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um mapa de registro para o jogo que irão desenvolver.
  • Desenvolver um jogo que envolva a conversão de unidades de medida, utilizando exemplos práticos e didáticos.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar ativamente da aula e colaborar com os colegas.