Aula sobre Conversao De Unidades De Medida

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a conversão de unidades de medida é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso em muitas profissões. Por exemplo, um cozinheiro precisa saber como converter medidas de ingredientes para preparar uma receita, um engenheiro precisa converter medidas de distância para projetar uma ponte e um cientista precisa converter medidas de tempo para analisar dados. Fale aos alunos que, nesta aula, os alunos aprenderão a converter unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é conversão de unidades de medida e por que é importante. Ele apresentará exemplos práticos de como a conversão de unidades de medida é usada no cotidiano e em diferentes profissões. Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre conversão de unidade de medidas. É importante que cada grupo passe por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Comprimento, massa e tempo

    Nesta estação, eles trabalharão com a conversão de unidades de medida de comprimento, massa e tempo. Eles terão que resolver problemas que envolvam a conversão de unidades de medida e criar situações-problema para seus colegas resolverem.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Temperatura e área

    Os alunos irão para a segunda estação, onde trabalharão com a conversão de unidades de medida de temperatura e área. Eles terão que resolver problemas que envolvam a conversão de unidades de medida e criar situações-problema para seus colegas resolverem.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Capacidade e volume

    Os alunos irão para a terceira estação, onde trabalharão com a conversão de unidades de medida de capacidade e volume. Eles terão que resolver problemas que envolvam a conversão de unidades de medida e criar situações-problema para seus colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que as conversões de unidades de medida são utilizadas. Deixe claro o uso e seus benefícios.

  8. Etapa 8 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  9. Etapa 9 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as conversões de unidades de medida.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a conversão de unidades de medida.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade dos alunos em criar situações-problema para seus colegas resolverem.
  • Participação e colaboração nas atividades proposta e na criação da dinâmica dos 3 Qs

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e exemplos práticos relacionados à conversão de unidades de medida.
  • Orientar os alunos durante as estações e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Resolver problemas que envolvam a conversão de unidades de medida.
  • Criar situações-problema para seus colegas resolverem.