Aula sobre Conversao De Unidades De Medida

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que a conversão de unidades de medida é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso em muitas áreas profissionais. Por exemplo, um chef de cozinha precisa saber como converter medidas de ingredientes para preparar uma receita, um engenheiro precisa converter unidades de medida para projetar uma ponte e um cientista precisa converter unidades de medida para analisar dados experimentais. Diga que, nesta aula, os alunos aprenderão a converter unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a aula e explique a importância da conversão de unidades de medida. Os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupos para listar exemplos de situações em que a conversão de unidades de medida é necessária.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Disponibilize, antes da aula, um vídeo explicativo sobre a conversão de unidades de medida. O vídeo deve ser claro e didático, com exemplos práticos e ilustrações para ajudar na compreensão. Os alunos devem anotar e identificar as informações relevantes para a aplicação da conversão de unidades de medida.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 alunos para resolver exemplos práticos de conversão de unidades de medida. Disponibilize uma lista de problemas para os alunos resolverem. Os problemas devem ser variados e desafiadores, mas não muito difíceis para que os alunos possam resolvê-los com sucesso.

  4. Etapa 4 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Peça para que os alunos criem um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Eles usarão o _template_ para avaliar sua compreensão do tema e identificar áreas em que precisam de mais ajuda.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo suas respostas e avaliações usando o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’. Guie a discussão e ajudará os alunos a identificar áreas em que precisam de mais ajuda.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram a conversão de unidades de medida é necessária. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Atividade de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

  8. Etapa 8 - Revisão

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos. Revise os principais pontos da aula e responda a quaisquer perguntas que os alunos possam ter.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em converter unidades de medida de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar sua própria compreensão do tema usando o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.

Critérios de avaliação

  • Precisão na conversão de unidades de medida.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Uso efetivo do t_emplate_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a compreensão do tema.

Ações do professor

  • Apresentar a aula e explicar a importância da conversão de unidades de medida.
  • Fornecer um vídeo explicativo claro e didático.
  • Guiar a discussão em grupo e ajudar os alunos a identificar áreas em que precisam de mais ajuda.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade de brainstorming em grupo.
  • Trabalhar em grupo para resolver exemplos práticos de conversão de unidades de medida.
  • Criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar sua compreensão do tema.