Aula sobre Cooking Recipe Receita Culinaria

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Esta atividade irá trabalhar com o tema "Cooking Recipe (Receita Culinária)". Receitas são uma parte importante do dia a dia, e muitas vezes usamos receitas em inglês sem mesmo perceber, seja seguindo uma receita na internet, lendo uma embalagem de alimento ou assistindo a um programa de culinária. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em "reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções." Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, a partir de um mapa de empatia, no qual os alunos vão se colocar no lugar de quem escreve a receita e entender suas necessidades e desejos ao escrever a receita.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Comece apresentando o tema "Cooking Recipe" e discutindo o porquê de ser importante aprender a escrevê-las em inglês. Apresente também o mapa de empatia e explica como ele será utilizado.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 e cada grupo criará um mapa de empatia contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é descrever as necessidades e desejos de quem escreve a receita.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresenta seu mapa de empatia e a turma discute em conjunto sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas.

  4. Etapa 4 - Exemplos de imperativos

    Compartilhe diversos exemplos de imperativos em enunciados, comandos e instruções em receitas culinárias. Os alunos anotam as frases e discutem em conjunto o que elas significam.

  5. Etapa 5 - Criação de uma receita

    Os alunos, em grupos, devem criar uma receita culinária simples. Eles devem utilizar os exemplos de imperativos apresentados pelo professor e as informações coletadas no mapa de empatia.

  6. Etapa 6 - Apresentação das receitas

    Cada grupo apresenta sua receita para a turma e os demais alunos podem dar sugestões e perguntas sobre a receita.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Conclua reforçando os principais conceitos abordados e solicitando que os alunos pratiquem a escrita de receitas em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções;
  • Incentivar a colaboração em grupo e a comunicação em Inglês;
  • Aplicar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver a empatia e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos imperativos em enunciados, comandos e instruções;
  • Cooperação e comunicação em grupo;
  • Originalidade e criatividade na criação da receita.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia;
  • Orientar a criação do mapa de empatia;
  • Apresentar exemplos práticos de imperativos em enunciados, comandos e instruções;
  • Estimular a criatividade na criação da receita;
  • Fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia;
  • Utilizar corretamente os imperativos na criação da receita;
  • Apresentar a receita para a turma;
  • Participar das discussões em grupo;
  • Praticar a escrita de receitas em casa.