Aula sobre Cooking Recipe Receita Culinaria

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade sobre "Cooking Recipe (Receita Culinária)", os alunos serão apresentados à utilização do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções, por meio da elaboração de uma receita culinária. Será uma oportunidade para os estudantes reconhecerem como a língua inglesa é utilizada no cotidiano, especialmente quando se trata de situações culinárias em que é necessário seguir instruções precisas para chegar a um resultado esperado. Na metodologia ativa Ensino Híbrido, os alunos serão desafiados a criar um template de registro de aprendizagem, que ajudará os estudantes a acompanharem as etapas da aula e a se autoavaliarem.

Exemplo: Como o uso do imperativo pode ser encontrado na culinária? Quando seguimos uma receita ou damos uma instrução para alguém preparar uma receita, estamos utilizando o imperativo. Alguns exemplos de frases que utilizam o imperativo são: "Mix the ingredients together" (Misture os ingredientes juntos), "Preheat the oven" (Pré-aqueça o forno) e "Stir the mixture" (Mexa a mistura).


  1. Etapa 1 - Check-in

    Desafie os alunos a criarem um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, assim como outros campos que eles acreditam que ajudarão no registro da aprendizagem ao longo da atividade. Em seguida, solicite aos alunos que reflitam sobre o que já sabem sobre a elaboração de receitas culinárias em inglês e o uso dos imperativos e preencham o campo Check-in.

  2. Etapa 2 - Apresentação da teoria

    Apresente a teoria sobre o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções, com uma ênfase na sua utilização na culinária. Compartilhe também exemplos de frases em inglês que utilizam o imperativo e seu significado.

  3. Etapa 3 - Elaboração da receita

    Os alunos, em grupos, irão elaborar uma receita culinária em inglês, utilizando o imperativo em suas instruções. Eles devem incluir todos os ingredientes necessários, os passos para a preparação da receita e o tempo de cozimento ou assado. O formato da receita pode variar, desde um texto corrido até um infográfico.

  4. Etapa 4 - Apresentação das receitas

    Os grupos deverão apresentar suas receitas para o restante da turma, utilizando imperativos em inglês. Incentive a participação dos alunos durante as apresentações e dê feedbacks aos grupos.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam e irão preencher o campo Check-out do template criado, como uma ferramenta para registrar a sua aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Como tarefa de casa, os alunos deverão pesquisar e trazer para a próxima aula uma receita culinária em inglês que gostariam de preparar e que utilizem o imperativo em suas instruções.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante a elaboração da receita culinária.
  • Desenvolver a autonomia dos alunos na criação de um template de registro de aprendizagem.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração da receita culinária em inglês.
  • Incentivar a pesquisa e o interesse pela língua inglesa, por meio da tarefa de casa.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do imperativo em todas as instruções da receita culinária.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
  • Coerência e clareza na elaboração da receita culinária.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.
  • Conclusão da tarefa de casa de forma satisfatória.

Ações do professor

  • Apresentar a teoria sobre o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.
  • Estimular a criação do template de registro de aprendizagem pelos alunos.
  • Orientar os alunos na elaboração da receita culinária em inglês, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedbacks.
  • Estimular a interação e colaboração entre os alunos durante a atividade.
  • Definir critérios claros de avaliação e fornecer feedbacks sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Elaborar a receita culinária em inglês, utilizando o imperativo em todas as suas instruções.
  • Participar ativamente da atividade, interagindo e colaborando com seus colegas.
  • Registrar sua aprendizagem utilizando o template criado.
  • Realizar a tarefa de casa de forma satisfatória.